12 renomados sites que usam WordPress (e você nem desconfiava)

Atualmente, o WordPress é o CMS (Sistema Gerenciador de Conteúdo, do inglês) mais utilizado no planeta, com mais de 10 anos de história. De acordo com infográfico da MarketPress, são mais de 66 milhões de instalações do WordPress, o que representa uma parte monstruosamente enorme da Internet – efetivamente, mais de 39% (para colocar em perspectiva, o segundo colocado tem apenas 3% de participação).

Por ser um CMS com uma base sólida, mas tão flexível que permite que qualquer coisa seja criada, muitas empresas – de agências de publicidade a grandes corporações – rodam o WordPress em seus servidores para gerir o conteúdo online da marca. Vamos conhecer neste post alguns sites que são criados com WordPress – uma lista de referência útil para caso você precise convencer um cliente (ou a si mesmo) que vale a pena usar o melhor CMS do mercado para construir um site incrível.

À esquerda, apenas algumas das grandes marcas que usam o WordPress em seus sites ou blogs

Sites de grandes marcas que usam o WordPress

Casa Branca

O site da Casa Branca (whitehouse.gov) usa o WordPress desde 2017, e essa decisão foi mantida com a mudança de gestão e renovação completa do site. Um site moderno e sólido, cheio de funcionalidades e que recebe uma quantidade gigantesca de visitantes – mais uma prova de que o WordPress é sim escalável quando bem usado.

TechCrunch

O TechCrunch é um grande portal de notícias sobre negócios e a indústria de tecnologia. Referência na área, totalmente construído em WordPress.

Fundação Obama

Site oficial da fundação do ex-presidente americano. Totalmente feito em WordPress, com tema customizado.

Angry Birds

O site do popular jogo para celular foi também feito todo em WordPress!

Globo

globo

A Globo é uma das maiores corporações de mídia do mundo. Empresa brasileira, é reconhecida principalmente pela emissora de TV de mesmo nome, mas também tem forte presenta online, com grandes portais como G1, Globo Esporte, GShow, entre outros, cobrindo diversas áreas de jornalismo, esporte e entretenimento com conteúdos multimídia. Em seus blogs, a Globo utiliza WordPress para gerir o conteúdo. A Globo utiliza principalmente o recurso WordPress Multisite para gerir a quantidade enorme de blogs de seus portais.

Embolacha

embolacha

O Embolacha é um site brasileiro de crowdfunding (financiamento coletivo, do inglês). Assim como o Kickstarter ou o nacional Catarse, uma pessoa entra com uma ideia e o valor necessário para tirá-la do papel, então, o público pode contribuir com pequenos valores que, somados, podem atingir a meta em um prazo pré-determinado. Aqueles que contribuem ganham recompensas exclusivas. A diferença do Embolacha é que este é voltado para o lado musical. Artistas podem pedir financiamento do público para projetos musicais.

UFPR

ufpr

A Universidade Federal do Paraná é a instituição de ensino mais antiga do Brasil com título de universidade. A instituição oferece centenas de cursos de graduação, além de diversos em mestrado, doutorado, especializações e técnicos. No site oficial da instituição podemos encontrar informações para alunos e visitantes, informações sobre os cursos, notícias, eventos e outros conteúdos, tudo gerido pelo WordPress.

USP

usp

A Universidade de São Paulo, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é a maior universidade pública e das mais importante do país, e está entre as mais prestigiadas do mundo. Com 12 campi, tem cerca de 88 mil alunos matriculados. No site oficial da USP, assim como da UFPR, traz informações variadas sobre saúde, educação, meio ambiente, ciência, além de informações sobre a universidade, o ensino, e consultas de acervos e conteúdo, usando, é claro, WordPress.

Katy Perry

katy

Katy Perry é uma cantora e compositora pop mundialmente conhecida por grandes sucessos. Provas desse sucesso são os mais de 9 milhões de cópias de álbuns e mais de 70 milhões de singles vendidos. Todo o site da cantora é feito em WordPress, usando um formato e recursos bacanas e fora do comum.

Data.gov

datagov

O Data.gov é o diretórios de dados abertos do Governo dos Estados Unidos da América. Nele, qualquer pessoa pode buscar dados federais, estaduais e municipais — sobre agricultura, clima, educação, energia, finanças, geoespacial, desenvolvimento global, saúde, emprego, segurança pública, ciência e pesquisa e mais — além de informações sobre como criar aplicativos com estes dados, entre outros recursos. O site é resultado do trabalho da Administração de Serviços Gerais dos Estados Unidos, usando WordPress e CKAN, uma ferramenta open source para gerenciamento de dados.

Ford

ford

A Ford é uma das maiores fabricantes de carros do mundo, fundada por Henry Ford há mais de 100 anos. Tanto tempo faz com que a empresa tenha muita história para contar, por isso, a Ford tem o site Ford Social, dedicado à interação com pessoas, onde são publicados posts, vídeos, fotos e muitos outros conteúdos relacionados à história da grande marca.

CNN

cnn

A CNN é uma emissora fechada de TV norte-americana com transmissão de notícias 24 horas. Foi o primeiro canal exclusivo de jornalismo dos Estados Unidos. O canal cobre mais de 212 países. Na Internet, a CNN mantém um mega portal de conteúdo com abordagens em política, justiça, entretenimento, tecnologia, saúde, viagens, além de opiniões de grandes personalidades. Dentro do portal há vários blogs de especialidades e pessoas; estes blogs são criados com a plataforma WordPress, mais especificamente com WordPress Multisite.

Forbes

forbes

A Forbes é uma revista americana de negócios e economia. A revista publica artigos sobre finanças, investimentos, indústria e marketing. A Forbes publica também, com menos frequência, artigos relacionados à tecnologia, ciência, comunicações e direito. Mundialmente, é reconhecida por suas listas, como a de personalidades mais ricas e celebridades bem pagas. A Forbes está presente também na web, com um portal de conteúdo com artigos nas mesmas áreas da revista impressa, junto com opiniões de diversos colunistas, com seus blogs pessoais dentro do portal.

National Geographic

natgeo

National Geographic (ou NatGeo) é um canal de televisão por assinatura que apresenta documentários, séries e programas educacionais voltados à ciência, tecnologia, meio ambiente e história. Na Internet, os blogs do portal da NatGeo trazem conteúdos específicos destas áreas e são criados com WordPress.

MusicGrid

musicgrid

MusicGrid é uma plataforma de avaliação de álbuns musicais de forma “simples e social”. É possível registrar-se com Facebook ou Twitter para acelerar o processo, entre outras diversas funções.

Mashable

mashable

Mashable é um grande blog americado focado em conteúdo sobre internet e mídias sociais, com um pé em entretenimento, tecnologia e negócios. Foi classificado entre os 25 maiores blogs do mundo pela revista Time, tem mensalmente cerca de 50 milhões de visualizações de páginas.

Atualização: quer ainda mais inspiração? Confira nossas 8 escolhas de sites bonitos e modernos feitos em WordPress para este ano.


Estes são apenas alguns exemplos de grandes empresas que confiam na plataforma que tanto amamos para gerir o conteúdo de seus portais/sites/blogs. Cada uma das empresas utiliza de uma maneira específica para atender suas necessidades. Esta é uma vantagem grande do WordPress, por ser tão flexível e permitir criar desde simples blogs de nichos à grandes lojas virtuais com alto tráfego e vendas.

Você conhece algum grande site ou blog que use o WordPress como base? Conte-nos nos comentários abaixo!

13 comentários

  1. Parabéns pelo artigo. Ainda diria que o WordPress é a melhor plataforma para se usar em sites, lojas e em quaisquer páginas da internet. Com ele realmente podemos fazer o que quisermos, ao contrário de outras plataformas que não tem tantos recursos, como o Joomla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *