O spam é um problema que vem atormentando usuários da Internet há anos. Pode ser considerada spam qualquer mensagem com fim publicitário ou mensagem insignificante perante o contexto, muitas vezes de caráter apelativo.

Hoje, a grande maioria dos usuários sofrem com spam em suas caixas de e-mail, tanto que praticamente todos os sistemas de e-mails (Gmail, Outlook etc) possuem anti-spam integrado, enviando para uma pasta separada tudo o que for considerado um spam pelo algoritmo automatizado.

Infelizmente, os blogs não escapam disso. Em sua grande maioria, blogs oferecem um espaço em cada postagem para leitores deixarem seus comentários relativos à redação. Este espaço recebe uma enxurrada de spam e, caso o blog não tenha um bom anti-spam, a área de comentários seria um lugar… imundo, pra não dizer algo pior.

Portanto, vamos hoje deixar algumas dicas e recomendações de plugins que vão ajudar seu blog em WordPress a ficar longe dos malditos comentários-spam!

Configurações de discussão

opcoes-discussoes-broisler

Antes de qualquer plugin, é preciso que você faça algumas definições de discussão da forma correta. Pelo painel administrativo, navegue em Configurações, depois em Discussão. A página que se abre é onde se encontram todas as opções relacionadas a comentários no seu blog.

Uma boa maneira de impedir comentários spam no blog é ativar a aprovação de comentários. Com isso, antes de ser publicado, todos os comentários ficarão pendentes para avaliação, onde você poderá aprovar ou rejeitar. Infelizmente, essa tarefa consome um grande tempo, já que é preciso gerenciar comentário por comentário.

opcoes-discussoes-2-broisler

Ainda nas configurações, é possível definir que o primeiro comentário de uma pessoa precise ser aprovado, então depois todos os comentários deste usuário serão publicados sem passar pela aprovação. É uma medida eficaz, pensando que nenhum spammer escreve um bom comentário antes de disparar links.

Outra medida bastante útil e eficiente é definir que qualquer comentário que contenha um ou mais links pare na fila de moderação, onde você poderá analisar e aprovar ou rejeitar de acordo com o conteúdo e contexto do comentário. Ou, ainda, pode-se configurar algumas palavras que você não deseja ver nos comentários do seu blog, então qualquer comentário que contenha uma dessas palavras será barrado.

opcoes-discussoes-3-broisler

Particularmente, sou a favor de aprovar um comentário do usuário antecipadamente, então depois ele estará livre para publicar direto qualquer outro comentário. De qualquer modo, estou sempre observando os comentários publicados para garantir que nada tenha passado batido. Em um blog com um número alto de comentários, esse trabalho fica mais complicado – e é aí que um plugin ajuda.

Há outras ferramentas que podem ser interessantes de acordo com o perfil do seu blog. Exigir um cadastro prévio do usuário para comentar faz com que spammers desistam da tarefa, pois vai exigir mais tempo para preencher diversos campos (e é algo mais complexo de automatizar). Ou ainda podemos ativar um CAPTCHA, aquele famoso campo que pede para digitar as letras e números que aparecem distorcidos em uma imagem. Essa é uma forma eficaz de evitar comentários de bots automatizados.

Plugins recomendados

Depois de definir manualmente algumas configurações já fornecidas pelo WordPress, podemos instalar alguns plugins para nos ajudar a combater o spam. Seguem algumas recomendações, lembrando que o repositório oficial de plugins para WordPress possui muitos outros plugins bons – vale a pena explorar um pouco.

Akismet

plugin-akismet-broisler

O plugin Akismet é tão essencial para blogs em WordPress que a Automattic (empresa que mantém o WordPress) coloca uma cópia do plugin em cada instalação por padrão. A primeira coisa a se fazer após instalar e ativar o plugin é obter uma API Key pelo site do Akismet. Basta fazer um rápido cadastro para conseguir a chave.

Este plugin faz uma análise automática do conteúdo de cada comentário e separa o que acha ser spam. Como nem tudo é perfeito, alguns spam acabam passando, enquanto outros que não são spam ficam barrados, mas basta definir manualmente como Spam ou Não-Spam. Esses erros não são frequentes, fique tranquilo!

Baixar Plugin

Antispam Bee

antispam-bee-broisler

O Antispam Bee é um plugin criado há 5 anos, por isso, tem uma base sólida. Não é necessário registro, basta instalar e ativar que o plugin já fará seu trabalho automaticamente. É possível combinar mais de 20 opções para deixá-lo ainda melhor para seu blog. Outro recurso bacana é que o Antispam Bee exibe estatísticas dos últimos 30 dias dos bloqueios de spam.

Baixar Plugin

WP Simple Firewall

simple-firewall-broisler

Outro excelente plugin é o WP Simple Firewall, desenvolvido pela iControlWP. Todo o controle e bloqueio anti-spam está incluso, tanto para comentários humanos quanto bots automatizados. O destaque perante os outros plugins é que este traz mais alguns recursos, tais como autenticação multi-fatores; proteção contra acesso de força bruta; proteção firewall; chave de segurança independente do WordPress.

Baixar Plugin

SI CAPTCHA Anti-Spam

screenshot-1

Como falamos, uma solução eficiente é inserir o CAPTCHA no formulário de comentários, exigindo que antes de enviar um comentário, o usuário complete o campo com os caracteres distorcidos que aparecem na imagem. Como isso exige tempo e um certo esforço, muitos spammers desistem de enviar um comentário spam, além de impedir bots automatizados por ser um trabalho que exige raciocínio.

O plugin SI CAPTCHA Anti-Spam é ideal para este trabalho. Além de inserir um CAPTCHA no formulário de comentários, o recurso é adicionado também aos formulários de login, registro de usuário e recuperação de senha. Se você usa WordPress Multisite ou BuddyPress, O plugin é 100% compatível.

Baixar Plugin

Considerações

Como disse, é importante se preocupar com a solução ideal para evitar spam no blog. O melhor a se fazer é começar definindo as opções fornecidas pelo próprio WordPress nas configurações de discussão, onde já ganhará uma boa proteção contra comentários indesejados.

Depois disso, instale um bom plugin anti-spam para dar um reforço na tarefa. O Akismet já vem por padrão com o WordPress, recomendamos o uso dele, mas caso queira uma solução diferente, basta procurar e testar diferentes plugins e ver o que melhor se adequa ao seu blog.

Inserir um sistema de CAPTCHA também é bem importante e vai reduzir ainda mais o número de spam no seu blog. Com os 3 métodos (configurações, anti-spam e CAPTCHA), as chances de um comentário spam passar pelos filtros será praticamente nula, e se acontecer, o WordPress permite marcá-lo como spam e excluí-lo facilmente.

Você conhece ou usa outro plugin anti-spam? Diga para nós qual é e o que você acha dele nos comentários abaixo!