Criando fóruns de discussão com bbPress

O ecossistema WordPress é tão imenso que nos permite entregar soluções das mais variadas áreas, para resolver os mais variados problemas. Aqui no blog, já mostramos como criar um site para assinantes, criar uma loja virtual, e um portfólio digital. Dessa vez, apresentaremos o plugin bbPress, desenvolvido pelos criadores do WordPress, para quem deseja ter em mãos um sistema para fóruns de discussão no WordPress.

O bbPress foi criado devido à ausência de um sistema de fóruns simples e leve. A princípio autônomo, o bbPress trazia os recursos básicos de um fórum de discussões: os fóruns (áreas), tópicos e respostas. Hoje não é muito diferente, porém se transformou em um plugin para WordPress e pode ser facilmente integrado com diversos outros plugins, como o BuddyPress — também da equipe de desenvolvimento do WordPress — que permite a gestão de contas de usuários, criação de grupos etc.

Você sempre se frustrou com softwares de fórum lentos, pesados e sempre teve seu servidor hackeado? bbPress é focado na facilidade de integração, facilidade de uso, padrões web e velocidade.

– Descrição no repositório de plugins

Instalando o bbPress

bloglite_bbpress

Não diferente de outros plugins, a instalação do bbPress é simples e rápida. Basta acessar o painel de administração do seu site e no menu Plugins, buscar por “bbPress” no repositório oficial. Você pode também fazer download clicando aqui e enviá-lo para o diretório wp-content/plugins da sua instalação do WordPress.

Tradução para português

Assim que a instalação é concluída, três novos menus irão aparecer no painel: Forums, Topics e Replies. Como você pode notar, estarão em inglês. Se sua instalação do WordPress estiver atualizada, bastará acessar o painel de atualizações (Painel > Atualizações) e forçar a atualização de traduções.

Fóruns

Os fóruns são as áreas, sessões de discussões. Vamos usar como exemplo um site de tecnologia. Alguns dos fóruns poderiam ser: Hardware, Software, Mobile, Microsoft, Apple, Google… É dentro dos fóruns que ficarão os tópicos e suas respostas.

Tópicos

Tópicos são basicamente as discussões em si. Dentro de um fórum, os usuários podem iniciar um tópico, mencionando um fato, um problema ou apenas dando início a uma discussão, e então os demais usuários poderão responder ao tópico, dando continuidade à conversa.

Respostas

As respostas são peças-chave para um fórum. Boas respostas de usuários geram discussões saudáveis.

Temas para bbPress

O bbPress consegue se adaptar aos temas WordPress por padrão, então não é preciso muito esforço para ter um sistema de fórum rodando com o mesmo layout do seu site. Se por ventura forem necessárias alterações, você pode copiar os arquivos do diretório /wp-content/plugins/bbpress/templates/default/bbpress para o diretório do seu tema ativo, colando-os em uma pasta com nome bbpress, e então fazer as alterações necessárias. Lembrando que isso exige um conhecimento básico em HTML, CSS e PHP.

Em breve faremos um post dedicado à criação de temas específicos para bbPress, integrando com o tema WordPress.

Se você está buscando por um design ainda mais profissional, no ThemeForest poderá encontrar mais de 100 temas diferentes que oferecem suporte ao plugin.

E isso é tudo! Integrar um fórum para os usuários do seu site e gerar discussões sobre os mais diversos temas é simples ao ponto de ser necessário apenas a instalação de um único plugin. Então aventure-se, e não se esqueça de deixar um comentário contando sua experiência com o plugin!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *