Como – e por quê – a BlogLite nasceu

Que a BlogLite é a hospedagem WordPress original do Brasil, não restam dúvidas – é uma questão de precisão cronológica. Em 2010, enquanto serviços de hospedagem comuns brigavam para ver quem oferecia os painéis mais cheios de opções irrelevantes e serviços opcionais absurdos (como “visibilidade no Google”), nós já havíamos identificado uma necessidade e, por consequência, um segmento inteiro completamente negligenciado pelos grandes nomes do mercado: hospedar blogs e sites em WordPress era uma grande pedra no sapato para todos os proprietários de sites.

As queixas eram sempre do mesmo tipo: o painel é lento, o site cai o tempo todo, a plataforma é difícil de instalar e configurar (estamos falando de versões de quase 10 anos atrás!), o suporte da hospedagem não faz ideia como ajudar quando algo dá errado… em resumo, apesar de o WordPress já ser popular desde então, os serviços de hospedagem mantinham os olhos fechados para essa realidade.

É nesse contexto em que nasce a BlogLite. Nós já hospedávamos WordPress desde 2009, e a experiência adquirida com isso nos permitiu criar uma plataforma que, progressivamente, foi resolvendo todas as dificuldades e problemas comuns do sistema que, hoje, já move mais de 33% de toda a web (dentre os gerenciadores de conteúdo, o WP responde por 60% de todos os sites!).

Um início modesto

Nossa primeira versão pública, tal como na maioria dos casos, nasceu modesta e sem muitas pretensões. Esse é o site que nossos primeiros clientes viram:

Nossa ideia, nesse início, era oferecer um único plano voltado para hospedagem de blogs WordPress. Naquele tempo, o WP era inteiramente voltado para a criação de blogs, e sempre foi o melhor nesse sentido. Os temas voltados para a criação de sites (sem blog) eram raros, e as ferramentas disponíveis também pouco cooperavam nesse sentido.

Nos primeiros meses, atraímos o que se tornou uma fascinante pequena comunidade de blogueiros de todo o país (e já alguns do exterior), tivemos que lidar com todo tipo de problema típico das versões mais antigas do WordPress, e com isso chegamos à formulação daquele que é nosso princípio-norte até hoje:

Fase 1: Mais do que tecnologia, suporte é o centro de tudo

É claro que, como a maioria das startups de tecnologia, começamos tentando resolver problemas tecnológicos… e isso é algo fundamental, claro, mas raramente é o núcleo de como excelentes plataformas são construídas.

A primeira grande lição foi que, se quiséssemos oferecer um serviço realmente especializado dentro do mercado de hospedagem, precisaríamos oferecer um suporte ao cliente fora do convencional. Na grande maioria dos casos, para além de um ambiente tecnológico rápido e estável, nossos clientes buscavam um suporte humano, altamente especializado, pronto a ir além do convencional. E é exatamente isso que começamos a oferecer.

A primeira medida que tomamos, e que mantemos até hoje, é a de manter um suporte completamente horizontal. Isso quer dizer que nosso suporte não tem níveis de especialidade, o que é a prática em hospedagens comuns: você sempre fala com alguém menos especializado antes de ser transferido à pessoa que realmente pode resolver o problema, normalmente depois de trocar muitas mensagens e de esperar dias…

Nossa abordagem, nesse sentido, já saiu do comum: nosso suporte é atendido exclusivamente por especialistas. Desde o primeiro contato, o cliente fala com alguém que vai resolver o problema ou oferecer a ajuda relevante. Isso revolucionou o modo como conseguíamos atender e imediatamente nos colocou no mapa no mercado brasileiro.

Esse tipo de suporte só pode existir em hospedagens altamente especializadas, como a nossa, por um motivo simples: profissionais de alto gabarito são raros de encontrar e caros de manter. Nenhuma hospedagem de massa quer ter uma equipe só de experts, e isso se reflete na qualidade de suporte que são capazes de oferecer.

Encontrada a receita do suporte perfeito, nos focamos em outro aspecto da vida de quem lida com WordPress: apesar das melhorias gerais, ainda era difícil lidar com a instalação, correta configuração, otimização e manutenção do WordPress. Sem resolver isso, ainda existiria uma lacuna grande por preencher. Foi assim que chegamos à…

Fase 2: experiência de uso

A partir daqui, o foco estava em tornar a experiência de uso do WordPress melhor e mais eficiente. Começamos removendo 100% da complexidade ao criar novos sites:

WordPress em zero cliques! Essa era uma resposta à promessa das hospedagens convencionais de WordPress em 1 clique, que na realidade exigia algumas dezenas de cliques em um instalador automático e que deixava o usuário com um WP mal configurado e sem recursos mais avançados.

Quando transferimos a tarefa de instalar, configurar e otimizar o WordPress para nosso time de experts, o resultado era muitas vezes superior aos instaladores automáticos. WordPress mais rápido, melhor configurado, mais seguro e com recursos extras que só podiam ser configurados manualmente: receita de sucesso para novos sites!

Isso, aliado ao serviço de atualização e manutenção constantes que adicionamos logo em seguida, nos levou ao estágio de hospedagem WordPress gerenciada. Neste ponto – em 2012 – muitos já tentavam nos copiar, mas ninguém conseguia oferecer uma experiência totalmente gerenciada como a BlogLite. A maioria dos “clones” sucumbia à vista do volume de trabalho e custos necessários para oferecer esse tipo de serviço.

A experiência gerenciada da BlogLite derrubou para zero as barreiras para criar novos sites usando o WordPress. A partir dali, qualquer pessoa poderia começar sites rápidos e bem mantidos, sem precisar gastar pequenas fortunas com horas técnicas de especialistas – e, a propósito, foi neste momento em que o número de sites ultrapassou o de blogs, sinal de que o WordPress já havia evoluído muito nesse sentido.

Neste mesmo ano, a marca evoluiu para uma identidade mais madura e própria – o surgimento do novo logo foi apenas um expoente disso. “BlogLite” já se tornava sinônimo de hospedagem WordPress.

Com todo esse crescimento, novos desafios foram surgindo. Já tínhamos o suporte dos sonhos e a experiência gerenciada que tornava tudo radicalmente simples para o cliente… mas agora já estávamos lidando com sites de porte maior, e as particularidades de contas assim são numerosas. Isso nos forçou a alcançar a…

Fase 3: especialista em alto tráfego e alto desempenho

Escalar o WordPress para milhões de visitantes é um verdadeiro desafio – e quem já chegou nesse patamar, sabe exatamente do que estamos falando. O software não foi pensado para isso (estamos falando de 2013, agora) e alto tráfego significa adotar estratégias completamente novas para que tudo continue funcionando bem.

Foi neste período que começamos a nos especializar em alto desempenho e alto tráfego, mais do que nunca. Isso exigiu mais especialização, inúmeros experimentos, criação de soluções próprias e uma dedicação sem paralelos em um tempo em que cloud computing ainda era um termo misterioso e servidores robustos custavam uma fortuna.

Nós aprendemos muito com as necessidades especiais de sites grandes, sobretudo no dimensionamento de hardware, configuração do stack de software do servidor, otimizações e estratégias inteligentes de cache. Nossa CDN global começou a ser implementada para todos os clientes. O firewall super sofisticado, que progride a cada dia, passou a ser “de fábrica” mesmo para contas pequenas, e de repente ninguém mais fazia alto desempenho como nós – não no nosso patamar otimizado de preços.

Sites de grande tráfego tinham a opção de investir uma fortuna em soluções corporativas, ou simplesmente se mudarem para a BlogLite e pagarem um preço justo por um serviço de excelência. Ter essa opção, no Brasil, sem precisar recorrer a soluções estrangeiras (e pagas em dólares), foi revolucionário.

E, como tudo o que é bom tende a ficar melhor com a dedicação constante, vamos avançar alguns anos para chegar ao estágio atual:

Fase 4: cloud, recursos avançados e o estado da arte

Aprender e melhorar são fundamentos em empresas de tecnologia. Nós não ficamos estagnados ou indiferentes aos avanços, e passamos vários anos experimentando, criando e descobrindo soluções cada vez mais avançadas para praticamente todos os pontos fracos do WordPress.

Com isso, chegamos ao ponto em que 100% da nossa infraestrutura é baseada em cloud computing, escalabilidade é tarefa para alguns segundos, e não horas, e recursos avançados tornam a vida do proprietário de site melhor e mais tranquila.

É aqui que passamos a ter certificados SSL gratuitos e universais, nossa Máquina do Tempo, staging area, plugins premium, soluções específicas para lojas em WooCommerce, além de toda a nova linha Pro, onde a maioria dos nossos clientes gravita nos dias de hoje.

Fase 5: o aqui e agora

Nós não paramos de trabalhar em melhorias, novos recursos e mesmo em conceitos completamente novos dentro do segmento de hospedagem WordPress.

O enorme trabalho que empreendemos todos os dias para melhorar nossa plataforma se traduz em inovações constantes e na reputação de sermos referência no que fazemos.

É o aprendizado constante, por meio dos projetos e novos desafios de nossos clientes, que nos move na direção da nossa meta pública: ser a melhor hospedagem WordPress do Brasil, impressionante sob todos os ângulos – e, a julgar pela opinião dos nossos clientes, acreditamos estar na direção certa :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *