Plugins WordPress pouco populares e muito poderosos

É muito comum encontrarmos posts pela internet falando sobre os plugins mais populares ou os mais comentados pelos usuários e desenvolvedores WordPress. Mas esse post tem um propósito diferente, que é mostrar os posts menos comuns mas que possuem recursos e possibilidades incríveis e que os tornam poderosos.

Uma coisa que tenho visto recentemente é que os plugins estão adotando a onda de nomes “diferentes” que a web e apps vivem atualmente, como por exemplo flickr, whatsapp, e muitos outros.. Antes disso era comum os desenvolvedores darem nomes aos plugins que se relacionassem diretamente com sua proposta, por exemplo o Contact Form 7,  pelo nome você já entende por alto o que ele faz e com um nome assim fica muito mais fácil de localizar o plugin que precisa com palavras chaves como form e contact.
Com isso, alguns plugins ficam menos populares e dependem muito da campanha de marketing que seus desenvolvedores fazem. E são alguns desses plugins que vamos conhecer aqui.


Bootstrap for Contact Form 7
Versão 1.0
Downloads: 589

Esse plugin é simples e direto, ele aplica o estilo (e responsividade) do Bootstrap aos seus formulários de contato do plugin Contact Form 7.
Observação: O plugin não funcionou em meus teste com o JetPack ativado :(


TIEtools Automatic Maintenance Kit
Versão: 1.2.2
Downloads: 1508

Algumas ferramentas para você configurar expiração de posts e imagens. Muito útil para blogs ou sites que precisam de conteúdos com prazo de seus conteúdos públicos. Suas configurações são simples e proporcionam por exemplo a escolha de qual categoria deve receber a expiração.


Plugins Last Updated Column
Versão: 0.0.4

Downloads: 65

Esse plugin é extremamente útil para sites com muitos plugins e que precisam de uma certa segurança. Isso porque ele mostra uma coluna na página de plugins com a data da última atualização de seus plugins. Além da data ele exibe uma espécie de “termômetro”, quando o plugin foi atualizado recentemente ele fica em verde e quando o plugin não é atualizado a aproximadamente dois anos ele fica em vermelho.

Não testei esse site em um WordPress Multisite, mas como ele é simples, acredito que funcione. Aliás, acredito que esse seria um ambiente perfeito para esse plugin, pois em um WordPress como esses a quantidade de plugins normalmente é maior.


No Slug Conflicts with Trash
Versão 1.0.2
Downloads: 478

Mais um plugin simples e direto. Acredito que o melhor cenário para ele seja blogs com uma quantidade muito grande de posts/páginas. Esse plugin tem a missão de evitar os conflitos entre o slug de um post que está na lixeira com os posts publicados. Isso acontece quando enviamos um post para lixeira, com isso sua slug não pode ser usada novamente porque o post ainda existe e então automaticamente o WordPress adiciona um “-2” na url. Para evitar isso… adicione esse plugin ;)


What Template Am I Using
Versão: 0.1.13
Downloads: 942

Esse é para os desenvolvedores ou designers que se aventurem no código. Sua função é muito simples e funcional, ele exibe qual o nome do template que está sendo usado em determinada página, se é um archive, uma single ou algo customizado. Isso facilita na hora de criar condicionais, loops ou mesmo customizar o css.


Media Upload Meta Box

Versão: 1.0.2
Downloads: 2856

Esse plugin não recebe atualizações há um bom tempo, mas decidi colocar ele na lista pois seu objetivo é bem nobre. Ele adiciona um metabox para upload de mídias via drag and drop. Você arrasta as mídias diretamente na tela de edição, sem precisar abrir nenhum lightbox. Prático e direto.

Mas receio que ele não funcione muito bem com o WordPress 4.0, justamente pelas alterações que o core sofreu nesse ambiente de upload de mídias.


Status Change Notifications
Versão: 1.0
Downloads: 199

Há um tempo atrás precisei aplicar em um projeto um sistema de notificações por e-mail para um cliente, onde o WordPress avisasse o administrador a cada alteração que os posts sofressem. E esse plugin faz exatamente isso, ainda pouco conhecido no repositório mas com total potencial para emplacar a lista dos plugins mais utilizados.

Após instalado, vá em Configurações/Status Change Notifications e configure as notificações que deseja receber. Como as notificações são atreladas ao status do post, você pode criar notificações envolvendo os seguintes itens: status anterior, status futuro e tipo de post. Com isso podemos criar algo assim por exemplo:

Quando um post, de um Custom Post Type Eventos com status rascunho for alterado para público, envie notificação.

Além disso ele possui suporte a escrita do e-mail em HTML, o que nos permite por exemplo personalizar com logo, assinatura e deixar a notificação ainda mais profissional.

Por fim, configure o nome e e-mail de quem deve receber o aviso. Plugin ideal para blogs multi autores com um fluxo de trabalho alto o suficiente para não poder acompanhar dia a dia as ações via painel de administração.


Post Status Scheduler

Versão: 1.0.2
Downloads: 231

Recentemente atualizado e com suporte para o WordPres 4.0, esse é mais um plugin que funciona a partir do status do post, mas o interessante é que ele executa alterações no post de acordo com uma data agendada. Com ele você pode alterar o status, categorias, ou meta dados de todos os Custom Post Types que estiver usando.

Desde sua versão 1.0.0 ele também oferece notificações por e-mail a partir dessas alterações ocorridas.

Após instalado, vá em Configurações/Post Status Scheduler e configure quais tipos de posts devem receber a possibilidade de agendamentos. E então nesses tipos de posts selecionados, no box de publicar o post o plugin adicionara a opção “Schedule Status Change”, marque essa opção e ele oferece as configurações com o que você deseja alterar nesse post de acordo com a data que escolheu.


Comment Expirator

Versão: 1.1.0
Downloads: 95

Do mesmo autor do plugin anterior, esse pretende adicionar uma data de expiração aos comentários, pingbacks e trackbacks. Também funciona em todos os tipos de post de seu WordPress


WooCommerce Pagar.me

Versão: 1.2.1
Downloads: 186

Esse plugin é bem recente e logo será sucesso. Ele é um plugin para WooCommerce baseado em um dos meios de pagamentos Brasileiros mais recentes, o Pagar.me. A proposta é de ser uma integração simples e funcional.


Sitemap Files Generator

Versão: 0.0.2
Downloads: 667

Esse plugin gera mapas do seu site baseado nos padrões Google e Google News Sitemap. Após instalado você pode configurar o plugin acessando Configurações/Sitemap Files Generator. Ideal para alavancar seu site nos rankings e padrões web com um mapa do site.


Minha dica

Para encontrar o plugin que precisa ou algumas opções para testar você pode seguir por dois caminhos, afinal, hoje existem mais de 34 mil plugins para download.

Primeiro, no repositório oficial do WordPress pesquise por tags, normalmente esse item é o mais confiável e consegue trazer bons resultados.

Segundo, você pode perguntar no fórum se alguém indica algum plugin para sua necessidade. Mas faça isso somente depois de pesquisar antes e então, não tendo encontrado nada, opte pelo fórum.

Outro ponto que é bom deixar claro é que não estou querendo que você use apenas plugins “desconhecidos”, mas que tente visualizar o repositório de plugins por outro ângulo e possibilidades que pode encontrar. Vale ressaltar também que, como esses plugins que abordamos aqui não são tão populares ainda, eles podem apresentar alguns bugs ou erros que ainda não foram detectados. Se encontrar essa situação, reporte o erro ao autor do plugin e colabore para sua constante evolução.

Tenho um vício que é reservar um tempo de algum dia da semana para olhar os plugins no repositório. Vou navegando de forma aleatória, lendo o que os plugins fazem e testando alguns. Com isso tenho em mente algumas ferramentas que posso usar no futuro ou mesmo lembrar quando alguém pergunta sobre plugins específicos no fórum.

Você conhece algum plugin que é pouco conhecido mas que serve muito bem para as suas necessidades? Comente aqui e compartilhe essa experiência.

7 comentários

  1. Olá! Muito bom o post!
    Sugestão de plugin para quem tem muitos é o “P3 – Plugin Performance Profiler”. Ele avalia o impacto de cada um no site.
    Everaldo, estou procurando um que possa trazer uma coluna na pagina de plugins onde eu possa colocar uma observação a cada um deles. Há bons plugins que instalo, que foram importantes naquele momento, mas que eu não quero perde-los então desativo. Conforme o tempo passa, já não sei mais para que serve e acabo por excluí-los e quando preciso de novo não sei qual é… rs. Se tivesse uma coluna onde eu poderia colocar uma observação seria muito bom…
    Abrs,

    • Obrigado por sua visita e comentário Clayton.

      Entendi perfeitamente sua necessidade, muito interessante., não conheço um plugin que atenda sua necessidade, pesquisando encontrei apenas alguns plugins que adicionam notas a administração, mas não é linkado diretamente aos plugins.

      Uma opção é manter um doc fora do WP com essas informações para futuras consultas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *