WordPress 4.4: conheça as novidades

A mais nova versão do WordPress já está entre nós. No dia 8 de dezembro foi lançada a versão 4.4 “Clifford”, em homenagem ao musicista de jazz Clifford Brown. Confira as novidades

Novo tema Twenty Sixteen

twenty-sixteen-bloglite

A primeira novidade que temos à vista com a atualização é o novo tema padrão, Twenty Sixteen. Seguindo a sequência de temas novos lançados anualmente (com o nome do ano) desde 2010, o novo tema volta às origens com um visual dedicado para blogs.

Minimalismo é a palavra que melhor define o Twenty Sixteen, apesar das possibilidades de personalização como esquemas de cores e imagens de cabeçalho. O novo tema é bem visualizado em qualquer dispositivo, independente do tamanho de sua tela, graças ao grid fluído e diversos elementos responsivos.

Imagens responsivas

responsive-images-bloglite

Agora o WordPress ganhou poderes e conseguirá exibir a imagem mais apropriada de acordo com o dispositivo do usuário. Isso significa um ganho considerável de performance, redução do consumo de recursos do servidor e o mais importante: a felicidade do usuário ao acessar um site rápido. O melhor de tudo é que não é preciso fazer nenhuma adaptação no tema, basta atualizar a versão da plataforma, simples assim.

Incorporar conteúdo

wordpress-embed-bloglite

Uma das principais novidades — sendo a que me deixou mais entusiasmado — é o novo recurso de incorporar posts de outros sites que rodam WordPress diretamente dentro de um post. É como incorporar um vídeo do YouTube, basta colar o link de um post e ele se transformará em uma caixa exibindo o título, resumo, thumbnail (se houver), favicon seguido do título do site e links para compartilhar e comentar a publicação.

Melhorias para desenvolvedores

Por debaixo do capô também temos diversas novidades com a nova versão do WordPress.

Começando pela WP REST API, agora será parte do núcleo do WordPress, deixando de depender de um plugin para a integração. Toda a integração da REST API baseada em JSON na plataforma será feita em alguns estágios, sendo este o inicial, definido como a Infraestrutura. Para saber mais, acesse a página do plugin WordPress REST API e conheça todas as possibilidades para desenvolvimento.

O WordPress 4.4 também trouxe metadatas para termos de taxonomias. A documentação das novas funções add_term_meta(), get_term_meta() e update_term_meta() já está disponível no Codex.

A nova versão também melhorou a geração de títulos, permitindo otimizá-los para obter melhores resultados em SEO e títulos mais amigáveis. Este artigo (em inglês) traz algumas informações sobre a nova renderização dos títulos das páginas.

Para finalizar, o desempenho para queries de comentários foi otimizado. Muitos usuários do WordPress optavam por plataformas de comentários de terceiros, como Disqus, justamente pela lentidão que era causada com o sistema do WordPress. Também temos novos objetos para trabalhar no desenvolvimento de soluções, são eles: WP_Terms, WP_Comment e WP_Network.

 

Animado com as novidades? Conte-nos o que mais gostou com a nova versão e, claro, se ainda não atualizou, não perca tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *