Todos sabemos que desastres acontecem. Quando se tem um site na internet, estamos vulneráveis a uma infinidade de coisas que podem nos trazer muita dor de cabeça. Ter uma cópia de segurança de todo o site sempre atualizada nos deixa preparados para agir rapidamente em um momento onde tudo tende a ficar pior. Vejamos, então, algumas recomendações de plugins para automatizar o backup do seu site WordPress.

Primeiramente, vamos entender algumas coisas: um site WordPress é composto por um banco de dados, onde todo o conteúdo propriamente é armazenado, ou seja, todos os posts, configurações, links, páginas etc; e temos os arquivos, que consistem em temas, plugins, núcleo do WordPress e uploads (mídia). Fazer a cópia disso tudo não é uma tarefa complicada, então não há razão para deixar isso de lado!

Dependendo do provedor de hospedagem que você contratou para hospedar seu site, eles farão backup de tudo que há em seu servidor, mas requisitar a restauração em caso de algum problema leva tempo e é um pouco burocrático, portanto, é importante tomar a atitude de fazer a cópia por si só para ficar independente de terceiros.

Ready! Backup – Grátis

O Ready! Backup é um plugin que fornece diversas soluções de backup excelentes. Gostamos deste plugin porque ele permite configurar backups de todo o WordPress e enviar automaticamente para serviços de armazenamento online como Dropbox, Google Drive, Microsoft OneDrive e Amazon S3 – uma segurança extra, já que o armazenamento do backup não fica no mesmo servidor que o site.

Além disso, podemos agendar backups, selecionar o que e quando será copiado, enviar a cópia de segurança por e-mail ou baixar para seu próprio disco rígido. Podemos ainda restaurar o backup facilmente em casos de erros. O plugin também envia um relatório do backup e notificações por e-mail para o usuário.

UpdraftPlus Backup – Grátis

Descrever nossas recomendações de plugins para backups automáticos no WordPress seria quase como copiar e colar a descrição de um para outro. Exceto a interface e uma ou outra peculiaridade, todos podem enviar o backup automaticamente para serviços na nuvem, permitem baixar os arquivos e agendar a tarefa.

O UpdraftPlus Backup traz como diferença a possibilidade de armazenar em outros serviços, tais como Rackspace Cloud, DreamObjects, OpenStack Swift. Além disso, podemos instalar plugins (sim, plugins para plugins) para estender as possibilidades.

BackWPup Free – Grátis

Mais um plugin com que podemos agendar backups do banco de dados e dos arquivos de um site WordPress. O BackWPup traz alguns recursos bacanas, tais como uma lista de todos os plugins instalados no momento da cópia, um XML de importação com o conteúdo do site, suporte à WordPress Multisite, sistema para reparar e otimizar o banco de dados, além de poder enviar o backup para diversos serviços na nuvem também. Este plugin possui uma versão Pro no valor de $75 que traz recursos extras.

Para quem busca apenas por um backup periódico e seguro do banco de dados e todos os arquivos do site, podendo enviar diretamente para o Google Drive, Microsoft OneDrive, Dropbox ou outros serviços, os três plugins que recomendamos podem realizar esta tarefa muito bem!

Particularmente, sou adepto ao uso do BackWPup em sua versão Free, em que me senti mais cômodo com a interface de usuário, mas em questão de funcionalidades e desempenho, ambos não deixam a desejar e realizam suas tarefas como se espera.

A grande dica mesmo é nunca deixar de fazer cópias de segurança de tudo que é importante para o bom funcionamento do seu site! Podemos nunca precisar (e esperamos não precisar), mas se acontecer algo, estaremos preparados…