É um hábito comum até para os profissionais mais experientes: você desenvolve um novo site em WordPress, o coloca no ar e, dali em diante, continua apenas “mantendo” a coisa. Um post novo aqui e ali no blog, algum ajuste em certas páginas, uma espiada nas estatísticas de acesso…

Com 2018 terminando e 2019 já no horizonte, chegou a hora de sacodir a poeira dos seus sites, colocar objetivos mais audaciosos para eles e fazer a coisa acontecer no próximo ano. Com metas claras, seus objetivos têm mais chances de verem a luz do dia. Vamos lá?

Qual o propósito do seu site?

 

Pode parecer uma pergunta estranha, mas você tem o propósito do seu site definido de forma clara? Se sim, seu site cumpre o objetivo para o qual foi criado?

A realidade é que todo site (ou parte de um site) precisa ter objetivos específicos e facilitar que esses objetivos sejam cumpridos. Você precisa ter clara a expectativa daquilo que seus visitantes vão fazer ao acessá-lo.

Alguns objetivos comuns:

 Seu site tem o propósito de informar e educar sua audiência. Neste caso, você precisa criar conteúdo que mostre que você é autoridade no assunto, descrever de forma clara seus serviços e criar formas interessantes de engajar sua audiência

Seu site tem o propósito de capturar prospectos. Pode ser através de um formulário para entrar em uma lista de e-mails, formulário de contato, localização do seu negócio físico, telefone para contato, etc. Neste caso, você captura informações de contato ou atrai prospectos para depois vender algo a eles

 Seu site tem o propósito de converter prospectos em compradores. É o caso de quem vende diretamente online e inclui compras no site, assinaturas de serviços, doações, voluntariado, etc.

Cada propósito tem mecanismo próprio e isso se reflete no modo como seu site é construído, atualizado e otimizado.

Metas para seu site em 2019

Agora que você definiu com clareza cristalina o propósito (ou propósitos) do seu site, chegou a hora de estabelecermos metas para ele em 2019.

.

1. Atualizar o conteúdo do site com mais frequência

Uma forma simples de fazer isso é mantendo seu blog sempre atualizado. Crie conteúdo interessante, relevante, denso e voltado para sua audiência.

“Frequente” não quer dizer que você precisa publicar a cada 2 dias ou uma vez por semana. Significa que você deve encontrar um ritmo de publicações consistente, regular.

A regra de ouro, em termos de conteúdo, é que qualidade é maior que quantidade, sempre. Vale mais a pena publicar um único artigo de altíssima qualidade uma vez por mês do que publicar conteúdos medianos toda semana.

.

2. Deixar seu site mais rápido

Nós já falamos muito sobre o tema – inclusive sobre como o Google está punindo sites lentos – e você já deve estar convencido, a esta altura, da importância de se ter um WordPress rápido.

Não importa qual o propósito do seu site: se ele for lento, não atingirá nenhum objetivo. É mais provável que seu visitante abandone o site antes mesmo dele carregar por completo, o que é sempre uma lástima.

Nós escrevemos um guia detalhado de como deixar o WordPress mais rápido. Comece por ele e siga todas as indicações. A diferença vai ser impressionante!

.

3. Reduzir a taxa de abandono do site

Não adianta muito você ter um site rápido e com conteúdo de qualidade se os seus visitantes não consomem isso. A taxa de abandono (bounce rate) é a parcela de visitantes que entram no site, “espiam” rapidamente e logo saem.

Quando isso acontece, é sinal de que a informação não era muito relevante para aquele visitante. Você pode encontrar informações sobre o bounce rate no Google Analytics, na seção “Behavior Flow”.

Ao analisar esse dado, você vai descobrir quais páginas estão gerando esse comportamento de “aversão”. A partir daí, a tarefa é otimizar o conteúdo e deixar o propósito da página muito claro.

Analise a página: é fácil entender do que se trata? Um visitante que nunca entrou no seu site antes consegue encontrar a informação que busca? Os textos são claros, fáceis de entender e direto ao ponto?

Se o seu site vende algo, a chamada para ação é clara? O processo de compra é simples e acessível? Informações importantes como preço, condições de pagamento, custo de frete, razão social da empresa, CNPJ e formas de contato estão bem visíveis? Seu site usa certificado de segurança (SSL)?

Você usa pop-ups que interrompem a navegação? Se sim, saiba que isso gera frustração e o comportamento mais comum é que o visitante saia do site. Pop-ups são coisa da década de 1990 e devem ser evitadas a todo custo. Não existe uma razão séria para interromper a navegação do seu visitante com um pop-up (exceto para abandono de carrinho, mas é um caso muito específico e precisa ser bem feito).

Faça o trabalho de Sherlock Holmes e descubra o que precisa ser melhorado. É um esforço que se paga em termos de bounce reduzido, mas também de aumento de conversões (audiência, leads, vendas).

.

4. Criar e-mails personalizados do seu domínio – mas do jeito certo

Todo mundo conhece o apelo positivo de se ter um e-mail “[email protected]”. Ainda assim, a maioria não faz uso disso, e os que fazem, o fazem muito mal.

A esmagadora parcela dos que usam e-mails com o domínio acabam caindo na via conveniente de usar os e-mails oferecidos no painel de hospedagem. Isso é um erro clássico e que vai gerar inúmeros problemas – de falhas de recebimento de mensagens a entrada em blacklists de SPAM, passando por dificuldades imensas durante migrações de hospedagem.

Você não precisa ser um profissional da área ou ter orçamento de empresa grande para usar e-mails profissionais com seu domínio. Em um artigo recente, explicamos por que você deve manter e-mail e hospedagem separados, com o bônus de poder fazer isso através de serviços gratuitos de e-mail profissional.

O importante é começar

Nós limitamos as metas sugeridas para apenas 4, e não por acaso: dentro do oceano de possibilidades de melhorias que qualquer site pode ter, é fácil se perder e acabar não implementando nada.

Defina essas metas para o próximo ano e comece a colocá-las em prática agora mesmo. Os resultados virão, e você vai se agradecer por ter começado o quanto antes :)