Como usar o Google Site Kit para turbinar seu site WordPress

Google Analytics, Search Console, AdSense, Tag Manager, Optimize… toda vez que você cria um site, já sabe que precisa adicionar um punhado de códigos ao cabeçalho ou rodapé do site se quiser usufruir dos excelentes serviços gratuitos que o Google oferece. Muitos inserem esses códigos diretamente nos arquivos do tema, outros lançam mão de plugins para isso… e o resultado é uma verdadeira confusão, difícil de manter e de fazer funcionar bem.

E se fosse possível centralizar todas essas tarefas de um modo extremamente simples, mesmo para quem não sabe (ou quer) mexer com código? Pois saiba que agora isso é possível, graças ao Site Kit by Google, plugin oficial do Google lançado recentemente.

Com um único plugin, você pode facilmente integrar os seguintes serviços ao seu site WordPress sem precisar mexer em código:

Search Console: Entenda como a Pesquisa do Google descobre e exibe suas páginas nos resultados de pesquisa. Acompanhe quantas pessoas viram seu site nos resultados da pesquisa e quais os termos usados para achar o seu site.

Analytics: Explore como seus usuários navegam em seu site e acompanhe as metas que você configurou para seus usuários.

AdSense: Acompanhe quanto seu site está ganhando (caso use o AdSense para exibir anúncios).

PageSpeed Insights: Veja como seu site está otimizado (em termos de CSS, Javascript, etc) em comparação com outros sites do mundo real. Melhore o desempenho com dicas do PageSpeed Insights.

Tag Manager: Use Site Kit para configurar facilmente o Tag Manager – sem a necessidade de edição de código. Em seguida, administre suas tags no Tag Manager.

Optimize: Use o Site Kit para configurar facilmente o Optimize – sem a necessidade de edição de código. Em seguida, configure os testes A/B no Optimize. Perfeito para testar mudanças no site e ver como seu público reage a elas.

Como você pode ver, finalmente ficou mais simples adicionar os serviços do Google – o que antes exigia a inserção de diversos códigos manualmente, agora pode ser feito facilmente pelo plugin oficial. Como se não bastasse essa facilidade, o plugin ainda tem uma grande vantagem: a de permitir que você acompanhe os dados desses serviços sem sair do WordPress.

Vamos ver como o plugin funciona e como configurá-lo, então!

Como instalar o Site Kit by Google

1. Faça login no seu site WordPress (normalmente, em www.seusite.com/wp-admin) e clique no menu lateral Plugins > Adicionar novo

2. No campo de busca, digite: “Site Kit by Google”. Clique em “Instalar agora” e depois em “Ativar”

3. Com o plugin ativado, você vai ver este aviso abaixo. Basta clicar em “Start setup” para continuar.

4. Na próxima tela, clique no botão “Fazer login com o Google”. Isso é necessário para tornar o processo muito simples, já que, a partir da sua conta, o plugin vai ser capaz de obter todos os dados necessários para integrar os serviços que você pretende usar sem a necessidade de mexer em códigos no site.

5. Após fazer o login, siga os passos e autorize todos os pedidos. Basta ir seguindo até chegar à tela de conclusão, como abaixo:

6. Agora é hora de aproveitar as facilidades do plugin! Clique em “Acessar meu painel e controle”. Você voltará ao painel do WordPress, agora tendo uma visão geral dos serviços do Google. O primeiro deles, Search Console, já está ativado por padrão! Com ele, você poderá ver como as pessoas estão encontrando seu site no Google. Basta descer à seção “Site Overview” para ver dados muito interessantes! (o plugin, por enquanto, só está em inglês, mas você poderá usufruir sem dificuldades de seus recursos)

Como ativar e configurar outros serviços no Site Kit by Google

Ainda há muito o que aproveitar do Site Kit! Vamos ver como conectar mais serviços do Google ao seu WordPress sem precisar usar código.

Vá ao menu lateral Site Kit > Configurações e, na nova página, clique na aba “Connect more services”. Você verá todas as opções de serviços que podem integrar ao seu site facilmente:

Agora é com você: o que você gostaria de instalar em seu site? Cada caso é uma necessidade. Por exemplo, o AdSense é usado para exibir anúncios de terceiros em seu site – quando seus visitantes vêem e clicam nestes anúncios, você ganha alguns centavos. Perfeito para blogs e sites de notícias, por exemplo, mas não faz sentido para uma loja virtual ou um site institucional, já que mostra anúncios de outras empresas, produtos e serviços (muitas vezes concorrentes diretos).

O Analytics é, talvez, o serviço mais essencial da lista: com ele, você pode saber quantas pessoas visitam seu site todo mês e o como se comportam nele. É como ter uma visão de raio-x e poder tomar melhores decisões a partir de dados de visitas. Meu site está crescendo? As pessoas passam tempo suficiente nas páginas? Quais são os posts mais populares do meu blog? Essas são apenas algumas das perguntas que podem ser respondidas facilmente graças ao Analytics.

Para integrá-lo, clique em “Set up Analytics” e siga os passos. Em poucos cliques, tudo estará pronto! Se você nunca usou o Analytics antes, serão necessários alguns dias até que ele colete dados de visitantes. Se você já tem o Analytics, então já poderá ver um relatório fácil de entender diretamente no painel do WordPress.

Exemplo de visão de dados do Google Analytics dentro do Site Kit: veja rapidamente quantas pessoas visitam seu site, quanto tempo passam nele, quais seus posts mais populares, etc. – tudo isso sem sair do WordPress ou precisar mexer em códigos

Outro serviço que você pode explorar é o Optimize. Perfeito para usuários mais avançados que queiram testar pequenas modificações no site e como elas impactam seus visitantes. Por exemplo, suponha que você quer mudar o texto do cabeçalho da sua página inicial para saber se as pessoas entendem melhor sobre o serviço que você presta e, com isso, entram em contato em maior número para pedir um orçamento.

Com o Optimize, você pode fazer essa mudança do texto da página inicial e exibi-la a um certo número de visitantes (por exemplo, a metade deles), enquanto outra parcela ainda vê o texto antigo. Você pode dizer ao Google que sua meta é o aumento de contatos pelo site; com isso, o Optimize vai exibindo essas duas versões do site a diferentes pessoas e medindo quantas delas entram em contato com você. Em alguns dias, você vai saber, com base em dados reais, se a modificação na página inicial resultou em um aumento de contatos e, com isso, pode tomar a decisão de mudar esse texto definitivamente ou não. As possibilidades são muitas!

Seu WordPress mais poderoso com o Site Kit

Graças ao plugin Site Kit criado pelo Google, a tarefa de integrar serviços importantes ao seu site WordPress se tornou incrivelmente mais simples e rápida. O que antes podia tomar um tempo considerável para configurar, com edição manual de código, agora leva segundos – e sem ter que ver ou editar nenhum código. Uma facilidade bem-vinda para todos os proprietários de sites, não importa o nível de experiência. Afinal, quem não quer facilitar as coisas e aproveitar todos os benefícios de ter acesso a dados importantes do desempenho do seu site sem sequer sair do WordPress?

A propósito, (finalmente) integrar o Analytics ao seu site faz parte das 8 melhorias que sugerimos para o seu site em nosso outro artigo. Agora está mais fácil do que nunca ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *