Vale a pena usar hospedagem específica para WordPress?

Se você procura expandir sua presença online (e levar seu negócio a sério) ou é um desenvolvedor interessado em criar sites completos de maneira fácil, já deve ter se deparado com a questão da hospedagem para WordPress em algum momento. A maioria das hospedagens oferece um instalador de WordPress em “1 clique”, reduzindo a barreira de entrada nesse universo um pouco mais. E há, por outro lado, empresas especializadas em hospedar WordPress especificamente, como a própria BlogLite.

A questão é: vale a pena contratar um serviço especializado na plataforma WordPress, ou uma hospedagem comum dá conta das necessidades do usuário?

Algumas pessoas, ao se depararem com serviços como o da BlogLite, fazem comparações precipitadas (sobretudo de preços) com outros serviços mais genéricos. É verdade que, se você tiver como critério apenas preço, número de gigabytes de armazenamento e número de domínios hospedados, é fácil encontrar algo mais barato. Você sempre ouvirá de um amigo que há uma hospedagem nos EUA baratinha e que tem muito mais “recursos”. Mas analise, usuário, seu dia-a-dia com seu site ou blog em WordPress e responda a si mesmo: recursos técnicos e preço são tudo? Realmente? Vejamos, então.

Em uma hospedagem convencional, não espere uma experiência voltada para WordPress

Quando você contrata uma hospedagem convencional, recebe login e senha de um painel de controle, onde pode fazer upload de arquivos do site e instalar aplicativos, criar bancos de dados e outras tarefas. Não ache que o WordPress vai estar lá esperando por você: você precisa instalá-lo, configurá-lo e otimizá-lo manualmente.

Não sabe fazer? Recorra aos instaladores automáticos e tenha uma instalação mal-configurada e lenta. Isso mesmo. Não existe mágica. Em uma hospedagem especializada, ao contrário, o WordPress vem instalado e pronto para usar, bastante otimizado para desempenho e SEO (otimização para sites de busca).

O mito do VPS ou dedicado: contrate no exterior e pague baratinho…

… mas gerencie o servidor Linux você mesmo e lide com questões de configuração, estabilidade e segurança por sua conta e risco. Você tem certeza que o seu negócio é gerenciar servidores? Ou é ter um site/blog em WordPress?

Em uma hospedagem específica, você não precisa lidar com essas questões técnicas. Lide apenas com o WordPress, e ainda com a ajuda sempre bem-vinda de especialistas no assunto. Além disso, hospedagens verdadeiramente especializadas em WordPress têm desempenho muito mais robusto que serviços comuns, ultrapassando a capacidade de VPS e servidores dedicados.

E por falar nisso… você sabe tudo o que precisa saber sobre WordPress?

Vamos resumir até agora: para ter seu blog em uma hospedagem convencional, e mesmo em um ‘VPS’, no exterior (que é ‘baratinho’), você precisa: pagar em dólares, ter suporte em inglês (quando há), configurar e gerenciar seu servidor, instalar e configurar o WordPress manualmente. Ufa! Agora é a hora de finalmente aproveitar o árduo trabalho e começar a aperfeiçoar seu blog… e de repente, um erro ‘fatal’ do PHP, um plugin que emperrou ou um tema que não quer instalar de jeito nenhum. A quem recorrer?

Em uma hospedagem convencional, você está sozinho nessa. Não tem jeito – mesmo que o suporte o ajude um pouco, não terá domínio ou disponibilidade para lidar com questões mais avançadas e específicas da plataforma. Você vai ter que recorrer ao velho Google e ler algumas dezenas de tutoriais e fóruns para começar a entender o problema – boa sorte com isso!

Em uma hospedagem específica para WordPress, por outro lado, tudo é voltado para este aplicativo, inclusive o suporte. Com um suporte que realmente entende de WordPress e das necessidades do usuário de WordPress, fica muito mais fácil gerir seus sites e ter um sono mais tranquilo. Desempenho? Atualização do WordPress, temas e plugins? Deixe tudo para o serviço específico. Quer dicas sobre como fazer algo no WordPress? Abra um chamado no suporte e tenha a atenção que merece. 

No final, lembre-se do que dissemos mais acima: seu objetivo é gerenciar servidores e aprender do zero a instalar e configurar aplicativos (geralmente depois de pesquisar por horas em fóruns e blogs em língua estrangeira), ou ter um site ou blog de respeito (e rentável)? Cuide do seu conteúdo, e deixe os aspectos técnicos para quem entende e não vai te deixar na mão. 

Mas, mesmo dizendo tudo isso, ainda há quem olhe o preço antes do benefício. Que gerenciem seus próprios servidores, então! :)

Obs.: talvez você já saiba que a BlogLite é a hospedagem WordPress original do Brasil, desde 2010. Quer saber como o seu site em WordPress ficaria em uma hospedagem especializada de verdade? Faça o teste gratuito e sem compromisso hoje mesmo. Basta preencher o formulário abaixo para começar (não é preciso inserir um cartão de crédito nem qualquer tipo de informação de pagamento)

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *