O que são e como utilizar os Formatos de Posts do WordPress

bloglite-wp-post-formatsNa versão 3.1 do WordPress foi implementado um recurso chamado Formatos de Posts (ou Posts Formats, em inglês). Nada mais é que uma informação gravada em cada post que permite definir um formato específico pré-determinado, podendo personalizar a apresentação de cada formato de forma independente no seu tema.

Formatos disponíveis

Há alguns formatos de posts que podem ser utilizados, não sendo obrigatório usar todos. A seguinte lista descreve cada Post Format disponível para uso em seu tema WordPress.

Vídeo (video): formato que define que um post contém um vídeo. Pode-se definir campos personalizados para aparecer na edição de post quando o formato de vídeo for escolhido, como por exemplo: duração; endereço; url do vídeo… Para saber como adicionar campos customizados, leia nosso post sobre o plugin Advanced Custom Fields.

Áudio (audio): seguindo o mesmo conceito do formato de post Vídeo, o áudio permite definir que o post em questão contém um áudio, seja um podcast, uma música etc. No tema, você poderia adicionar estilos para diferenciá-los dos outros formatos.

Imagem (image): como está claro, esse formato define um post que contenha uma imagem. É mais específico para um post que não haverá conteúdo em texto, tendo talvez uma breve descrição da imagem apresentada.

Galeria (gallery): parecido com o formato Imagem, este define quando um post contém uma galeria de imagens. Seria algo semelhante à posts de portais de conteúdo brasileiro que utilizam galerias com várias imagens para apresentar um conteúdo.

Nota (aside): o formato de post Nota pode ser comparado com uma atualização de status no Facebook. Normalmente não é utilizado um título, contendo apenas o conteúdo da nota que, na maioria das vezes, é curta.

Link (link): um post com formato Link não fará nada além de apontar para outro site. Por exemplo, poderíamos criar um campo customizado na edição para inserir o link, enquanto o título do post seria o texto linkado a ser apresentado no tema.

Citação (quote): a citação é um formato bacana para blogs pessoais, permitindo citar frases ou trechos de conteúdo de outro autor e referenciar estes, claro.

Status (status): o formato Status é parecido com Nota mas geralmente uma nota acaba sendo maior. Podemos comparar o Status como um Tweet: simples, breve, direto ao ponto.

Chat (chat): pouco utilizado, o formato Chat é a transcrição de uma conversa, podendo apontar o autor de cada mensagem, personalizando a apresentação de modo que fique claro quem falou o que. Pode ser utilizado em posts que contenham entrevistas, por exemplo (na verdade não vejo outro uso).

Adicionando suporte ao tema

Para fazer com que seu tema suporte os Formatos de Posts do WordPress, basta adicionar a seguinte função no functions.php do seu tema, alterando apenas os nomes dos formatos que deseja.

add_theme_support( 'post-formats', array( 'audio', 'gallery' ) );

Se você utiliza Post Types, é preciso adicionar o suporte aos Post Formats nos Post Types específicos, como no seguinte exemplo:

add_post_type_support( 'nome_post_type', 'post-formats' );

Condicionais para uso no tema

Para personalizar o seu tema, deixando cada formato de post com um estilo diferente e exibindo determinadas informações de acordo com o formato, podemos utilizar algo semelhante a isso:

if ( has_post_format( 'gallery' )) {
  echo 'Esta é uma galeria de imagens!';
}

Além disso, nós podemos personalizar via CSS também. Digamos que você não quer exibir o título de posts cujo formato foi definido como Status, no CSS (geralmente em style.css) do seu tema adicione:

.format-status .post-title {
   display: none;
}

As personalizações possíveis são infinitas, o que manda é a criatividade e as intenções. Aqui no BlogLite nós utilizamos apenas o formato Padrão, porém, nosso tema tem suporte para os múltiplos formatos disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *