Blog

Resolvendo o erro de limite de memória excedida no WordPress

Vamos apontar hoje uma solução para um erro que é bem provável que você conheça, seja por ter acontecido em algum site seu, ou por ter acessado um site no momento em que estava com a falha. Falo do limite de memória excedida no WordPress.

O primeiro momento é assustador: você acabou de instalar um plugin e a página de administração do WordPress retorna a mensagem de erro; ou pior ainda, o site inteiro exibe tal erro. É algo parecido com isso:

Fatal error: Allowed memory size of X bytes exhausted (tried to allocate X bytes)

Isso acontece quando uma ou mais funções precisam de mais memória do que há liberado para que sejam executadas corretamente. Esse limite de memória pode ser facilmente configurado de algumas formas diferentes. Vamos começar pela mais simples, com o arquivo wp-config.php

1. Usando o wp-config.php

O wp-config.php é um arquivo de configurações do próprio WordPress, localizado na pasta raiz da instalação (ou em uma pasta hierarquicamente superior, caso você o tenha movido por questões de segurança). Nele encontramos desde o básico, como IP do servidor, usuário e senha do banco de dados, até configurações mais avançadas como as diretrizes para o funcionamento do WordPress Multisite, por exemplo.

Para aumentar o limite de memória usando o wp-config.php, encontre o arquivo e baixe-o para seu computador usando um cliente FTP de sua escolha, então adicione a seguinte linha ao arquivo:

Obs.: Lembre-se de fazer uma cópia de segurança antes de editar o arquivo, evitando assim maiores dores de cabeça.

define('WP_MEMORY_LIMIT', '128M');

Basta enviar o arquivo de volta ao seu servidor, substituindo o original.

2. Usando o php.ini de sua hospedagem

Uma segunda maneira de aumentar o limite de memória para evitar a falha de memória excedida é pelo arquivo de configurações php.ini. Este arquivo é onde são definidas algumas configurações globais para toda a sua hospedagem.

Muitos provedores de hospedagem não permitem que você possa manipular o arquivo, sendo necessário entrar em contato diretamente com o suporte e solicitar as alterações.

Certos provedores oferecem também formas diferenciadas de editar o php.ini, mas geralmente nós o encontramos na raiz do seu host e podemos editá-lo com um editor de texto qualquer – basta baixá-lo usando um cliente FTP também.

Com o php.ini aberto, localize a linha semelhante à citada a seguir e aumente seu valor.

memory_limit = 128M

Com isso, o limite de memória de todo o servidor será aumentado. Lembrando que essa é uma solução que afeta todos os sites que houver em seu servidor, não apenas o WordPress. Recomendamos então que tente primeiro resolver o problema com o wp-config.php

Conclusão

Esses são dois métodos para contornar o problema, porém, o uso excessivo de memória do servidor não é um bom sinal. Tente encontrar plugins alternativos para aqueles que causam essa falha em seu site.

Caso o erro de memória excedida persista após tentar utilizar ambas as soluções, você pode aumentar o valor de 128M para 256M, por exemplo, e testar novamente.

Esperamos que seu problema seja solucionado com nossa dica! Qualquer coisa, deixe-nos um comentário que tentaremos ajudar, ou então procure suporte do seu provedor de hospedagem e da galera do Fórum do WordPress, onde alguém da comunidade irá ajudá-lo rapidamente.

 

Deixe um comentário

Hospede seu projeto em WordPress com alto desempenho