WordPress 3.9: o que há de novo?

Há alguns dias o time de desenvolvimento do WordPress liberou a tão esperada versão 3.9 da plataforma, recheada de melhorias e novos recursos.

A boa notícia é que tudo o que se esperava da nova versão se concretizou, e as novidades são realmente interessantes :D

[box]Importante: como o WordPress 3.9 é uma versão maior, ele não vai ser atualizado automaticamente. Você precisa atualizá-lo manualmente em Painel > Atualizações. [/box]

Vamos revisar rapidamente as novidades desta nova versão, então?

Novo editor visual

O editor visual do WordPress é baseado no TinyMCE, um editor de código aberto. Nesta versão, a edição própria do TinyMCE ganhou melhorias relevantes e que vão facilitar muito o seu fluxo de publicação.

Uma das mudanças é a introdução de um verdadeiro arrastar-e-soltar imagens, da janela do arquivo (Explorer, no Windows; Finder, no Mac) para a caixa de edição de texto, sem precisar fazer upload manualmente antes. Basta arrastar para o editor e o WordPress cuida do resto. Você inclusive pode arrastar múltiplas imagens de uma só vez. Um grande avanço!

Galerias

Outra melhoria bacana beneficiou a velha função de galeria. Agora é possível pré-visualizar uma galeria durante a edição dos posts:

Edição de imagens

Ainda no universo de manipulação de imagens… agora é possível redimensionar facilmente as imagens inseridas no editor, com resultado pré-visualizado instantaneamente!

Importar & editar textos

Já na área de edição de texto propriamente, a houve uma mudança na forma de colar textos do Word. Ao invés de usar o botãozinho que existia antes na barra de ferramentas, agora basta colar o texto diretamente na caixa de edição. Toda a formatação fica mantida, e, ao mesmo tempo, o WordPress arruma a bagunça que o Word faz com o texto. E por falar em botões, todos os ícones agora são “flat” (planos), em harmonia com as novas diretrizes de design do painel de controle.

Outras mudanças

Dentre as muitas outras alterações está também a possibilidade de pré-visualizar widgets no personalizador de temas, uma busca aperfeiçoada de temas e o recurso de criar galerias de som e vídeo (a partir de mídia enviada ao WordPress).

E você, já atualizou seus sites em WordPress para a versão mais recente? O que achou dos novos recursos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *