Onde conseguir fotos gratuitas (legalmente) para usar no seu site

Você começa a escrever um novo post ou decide melhorar uma página do site e, para deixar tudo mais atrativo, decide usar uma foto ou ilustração. Onde você recorre para obter a imagem, quase que intuitivamente?

A maioria das pessoas vai dizer que usa o Google Imagens. A ferramenta é excepcional, mas não o isenta de um problema: a maioria das imagens que aparecerão como resultado da sua busca são protegidas por copyright e, ao usá-las sem permissão, você infringe os direitos do proprietário. Em alguns casos, fazer isso pode gerar problemas legais bastante sérios – não importa em que lugar do mundo você viva.

Mas, calma: existe solução para isso, e não envolve gastar dinheiro (a não ser que você tenha encontrado a imagem perfeita para o seu site em uma plataforma paga – vale a pena investir, em casos assim!).

A importância de uma boa imagem

De acordo com alguns estudos, posts de blog no WordPress recebem 90% mais visualizações em média se comparados a publicações que contêm apenas texto. Dentro do artigo, a taxa ideal é de uma imagem a cada 350 palavras.

Além disso, qualidade e relevância importam: seus visitantes vão achar muito mais agradável ver imagens de alta qualidade e minimamente criativas, comparadas a imagens pouco inspiradas que a maioria insiste em usar.

Aperto de mãos com prédios ao fundo? Tenho certeza que existem imagens mais inspiradas para representar “negógios”… [fonte: Stockunlimited]
Ainda é “business”, mas muito mais interessante… [fonte: Pexels]

Sites úteis para você encontrar imagens gratuitas de qualidade

A nossa seleção compreende três critérios: gratuito, de qualidade e com direto de uso em projetos comerciais – afinal, se você pretende usar as imagens em seu site, blog ou impressão, precisa desse tipo de licença ou autorização do proprietário dos direitos. Aqui vão nossas melhores sugestões:

Pexels

Uma biblioteca imensa de imagens de alta qualidade criadas por fotógrafos independentes do mundo todo. Como bônus, oferece vídeos também!

De acordo com o próprio site, a licença de uso pode ser descrita em poucas palavras:

  • Todas as fotos e vídeos do Pexels podem ser usados de forma gratuita.
  • A citação de créditos não é obrigatória. Os créditos para os fotógrafos ou para o Pexels não são obrigatórios, mas são muito apreciados.
  • Você pode modificar as fotos e vídeos do Pexels. Seja criativo e faça as edições que quiser.

Em outras palavras: tudo livre para usar em seu projeto, inclusive comercial. A busca é muito precisa, então experimente bem com palavras-chave até encontrar o que precisa.

Uma coisa bem interessante é poder ver mais fotos de um mesmo autor. Se você gostou de algo em especial, pode explorar mais o trabalho do fotógrafo e encontrar outras imagens em estilo similar – como as deste fotógrafo sérvio (ou esta, da Geórgia).

Unsplash

Um enorme repositório de fotos extremamente interessantes – mais de um milhão de imagens disponíveis e buscáveis por tema. Ao contrário do Pexels, você só consegue fazer a busca em inglês, mas o esforço extra vale a pena. Clique no menu “Color Theory” para achados realmente artísticos.

Pixabay

Outro site bastante conhecido e rico em conteúdo (quase 2 milhões de fotos). Para além de fotos, encontre ilustrações vetores, vídeos e música livres para uso em projetos pessoais e comerciais.

O Pixabay tem fotos e vídeos de alta qualidade e livres para uso

Outros sites

Se você não encontrou o que queria nas sugestões acima, não deixe de visitar também outros sites menos conhecidos, como StockSnap.io, Gratisography, Unrestricted Stock, Burst by Shopify e Picjumbo.

Como recorrer ao Google Imagens sem violar direitos autorais

Por fim, se você não encontrou o que queria nos sites acima (muito improvável) e precisa recorrer ao Google para encontrar aquela imagem perfeita, há uma forma cautelosa de fazer isso.

  1. Acesse o Google Imagens
  2. Faça sua busca normalmente – por exemplo, “blog”
  3. Depois de exibidos os resultados de busca, clique em Ferramentas e depois em Direitos de uso e selecione “Licenças Creative Commons”

Pronto! Agora os resultados de busca vão mostrar apenas as imagens que correspondem ao tipo de licença selecionado. Esse pequeno passo extra vai evitar dores de cabeça futuras!

Você tem alguma dica de onde obter imagens de qualidade e gratuitas? Já usou algum dos sites indicados aqui? Conte-nos nos comentários!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *