Continuando nossa série de entrevistas de clientes BlogLite que se destacam em seus mercados e usam o WordPress para criar seus sites e blogs em nossa plataforma, hoje vamos entrevistar o Eduardo Pacheco, da Aquarela Advanced Analytics.

Na entrevista, vamos conversar um pouco sobre advanced analytics, Inteligência Artificial e Machine Learning – áreas fascinantes, que despertam cada vez mais o interesse do mercado e que ainda são desconhecidas do grande público.

Eduardo, obrigado por aceitar nosso convite! Para começar, nós e nossos leitores estamos curiosos para saber: o que é a Aquarela e qual sua área de atuação?

Somos pioneiros em Advanced Analytics no mercado Brasileiro, utilizamos Inteligência Artificial e Machine Learning para criar e entregar valor a nossos clientes e parceiros. 

 

“Analytics” é um termo usado para descrever, de forma genérica, muitas coisas, sobretudo na web… o que seria, então, “advanced analytics”?

Advanced Analytics é capacidade de gerar insights e extrair informações dos dados através de processos automatizados e aprendizado de máquina.
Para isso, desenvolvemos algoritmos de Inteligência artificial que aprendem com os dados do cliente, criando uma solução personalizada para cada caso.

 

Inteligência artificial e machine learning são termos que têm aparecido em todo lugar, ultimamente – como “cloud computing”, há alguns anos, e a ideia de que todo negócio deveria estar na “nuvem”. De modo parecido, analistas consideram IA e machine learning como o futuro para muitos negócios que dependem de dados para criarem e melhorarem produtos, entenderem seu mercado, etc. O que são esse conceitos, afinal, e como eles podem ser aplicados em negócios concretos?

Este é um de nossos desafios neste marcado que, a nível nacional, ainda é muito novo e desconhecido.
Por isso temos um blog onde sanamos essas dúvidas e conceitos, demonstrando como utilizamos e como são na prática estas ferramentas.
Mas de forma geral, esse é o caminho a ser tomado, a tomada de decisão nos próximos anos será cada vez mais apoiada por soluções que atuam nas areas de inteligência de dados.

 

Nesse sentido, como o produto da Aquarela pode ajudar negócios?

Nosso produto, a Blitz, é a forma que encontramos de ajudar o mercado a entender de forma prática e rápida como soluções em I.A. (Inteligência Artificial) podem otimizar negócios em quaisquer mercados.
Temos cases na indústria Aeroespacial, gestão de pessoas, Logística e mercado financeiro. Tudo isso sendo otimizado através de Inteligência Artificial atuando diretamente nos dados de cada negócio.

 

a tomada de decisão nos próximos anos será cada vez mais apoiada por soluções que atuam nas areas de inteligência de dados

Essa área tem ganhado mais atenção na academia nos últimos anos, mas sempre lemos notícias de como a demanda por profissionais qualificados ainda é muito superior à oferta. Como você descreveria o desafio de encontrar talentos nessa área, sobretudo no Brasil?

A profissão Cientista de Dados está em alta, e vários profissionais estão migrando de área e se especializando para isso.
Estudantes também já estão focando nesse novo mercado, se aprofundando em conhecimentos sobre Ciência de Dados. A Aquarela atrai tanto os profissionais que querem trabalhar exclusivamente com análise de dados, que estão migrando de área e estudantes ávidos para  colocar em prática seu conhecimento em resoluções de problemas reais.
Outra vantagem da Aquarela é a diversidade de clientes, possibilitando analisar dados de logística, agro, financeiro, RH e outros.

 

O site da Aquarela está incrível. Lembro que essa nova versão foi lançada quando a empresa mudou para a BlogLite. Como você descreveria a parceria com a BlogLite nesse processo de renovação da identidade do site?

A contratação da BlogLite foi pontual para a otimização do nosso negócio. Anteriormente nosso site era gerido internamente, tomando o tempo de alguns membros-chave da equipe. Terceirizando toda a logística de hospedagem, certificados e gestão de back-end nos ajudou muito. Atrelado à ferramenta de construção intuitiva incluída no pacote (Divi Builder) conseguimos criar páginas do zero e colocá-las no ar no mesmo dia, o que antes levava semanas para acontecer.

 

Gostaria de agradecer pela participação nesta entrevista. Uma última pergunta: quem deveríamos entrevistar no nosso blog? Pode ser de qualquer área de atuação.

Acredito que seria interessante saber como uma grande empresa faz a gestão do seu site, algum negócio que produza bastante conteúdo e seja ativo nas redes, entender como grandes empresas fazem essa gestão dá um norte em relação a como pequenas e médias empresas podem escalar seus negócios e seus sites sem (se) perder no caminho.

 

Gostou deste conteúdo? Então você vai adorar conhecer a BlogLite, a hospedagem WordPress original do Brasil.