Nossa popular série de entrevistas de clientes BlogLite tem continuidade hoje, e, como de costume, traz um convidado que se destaca em seu mercado e usa nossa plataforma para criar seus sites e blogs em WordPress.

Estamos falando do Ubirajara Carratu, da Carratu Digital – uma agência de marketing digital de Natal/RN que trabalha com tráfego pago, automação, marketing de conteúdo e criação de websites.

Vamos falar de marketing, conteúdo, tráfego orgânico e pago, inbound, outbound… e tudo o que há no caminho!

/ Bira, muito obrigado por aceitar nosso convite! Para começarmos: o que a Carratu Digital faz e como ela se diferencia no mercado?

Eu que agradeço o convite de vocês e me sinto muito honrado em poder participar deste bate-papo. 

A Carratu Digital está localizada em Natal, no Rio Grande do Norte, um verdadeiro paraíso para quem pensa em um dia sair das grandes cidades sem ter que abrir mão da sua profissão no meio digital.

Somos focados em soluções de Inbound e Outbound Marketing, pois para nós a maior métrica a ser conquistada é o aumento do faturamento no meio digital, tanto nosso como de nossos clientes.

Aqui na Carratu Digital o nosso pensamento é: casa de ferreiro, espeto de ferro (isso mesmo). 

Tudo o que falamos e oferecemos aos nossos visitantes do blog e clientes, antes é testado e praticado por nós na Carratu, para daí então oferecermos algo ao mercado.

Neste exercício de praticar internamente e entregar resultados, aprendemos algo muito interessante. 

No digital, tudo é muito fácil na visão de quem quer mudar, o que se torna complicado é a mudança de pensamento ou de mindset que alguns empresários têm.

Por isso junto com os nossos serviços de Inbound e Outbound, acabamos por aplicar metodologias de mudança de comportamento, para que os empresários possam enxergar o que foi contratado com a devida clareza e maturidade que se deve praticar para obter sucesso.

É neste momento que eu digo que aplicamos o Inbound para nós mesmos. 

Usamos o marketing de conteúdo para educar o cliente em diversas etapas do processo em que atuamos com ele, criando desta forma uma segurança na busca dos resultados.

A maturidade criada nestas etapas ajuda o cliente a enxergar os desafios do digital e inicia-se então a construção de uma autoridade que faz a diferença na hora de uma possível indicação da agência para outros profissionais do mercado.

Isso tudo sem falar na evangelização dos visitantes do site que acompanham os resultados através de cases e textos que os ajudam a resolver problemas do seu dia a dia e que acabam sendo indicadores também.

Quer saber mais sobre esse pensamento e nossa trajetória, pesquise no Google: Quem faz a diferença no Nordeste?

/ Para pequenos negócios que estão começando online, as diferentes frentes de ataque dentro do guarda-chuva do marketing digital podem parecer intimidadoras. Google Ads, Facebook Ads, SEO, chatbots, redes sociais, e-mail marketing… afinal, como “amarrar” tudo isso em uma estratégia voltada para resultados?

Nós enxergamos o marketing digital como um processo de autoanálise. Por isso a primeira coisa a se perguntar é qual o seu segmento e como ele reage da melhor forma possível no digital.

Tentar usar todos os recursos pode ser um erro clássico.

Nossa sugestão depois de fazer esta autoanálise é definir uma persona (não um público-alvo) buscar em blogs e vídeos dicas que te ajudem a dar os primeiros passos de forma mais segura. 

A dica principal neste caso é trabalhar bem a presença digital da sua empresa. Isso significa ter um bom site/blog, onde a estrutura de navegação seja clara e as informações coerentes com o que você pratica no seu dia a dia. Não se esqueça de escrever bastante sobre o que você faz e como o seu serviço ou produto pode ajudar as pessoas no dia a dia, sempre deixando campos de contatos.

Ainda pensando em presença digital, crie em paralelo ao processo de desenvolvimento do site/blog as redes sociais mais relevantes para o seu segmento e não caia no conto de fadas de quanto mais seguidores, maior o seu sucesso.

Com estas etapas organizadas, passe para a fase dois, pense em fazer links patrocinados onde for mais relevante.

/ Inbound marketing, outbound marketing… o que significam esses termos? Como e quando usar uma ou outra estratégia?

Inbound Marketing é o Marketing de atração de oportunidades.

Ele foi concebido através desta nova relação de perguntas e respostas que o Google trouxe para o nosso dia a dia. Com isso, quanto mais você escreve no seu site/blog, e trabalha um planejamento de conteúdo, mais as chances de aumentar as visitas e dos visitantes se envolverem com o seu texto, sendo conduzidos por estratégias de automação até chegarem no momento de uma conversa comercial e consequentemente à venda do seu produto/serviço.

O Outbound Marketing 2.0 é a estratégia de ir buscar as oportunidades.

Mesmo sendo visto como algo trivial e já utilizado no passado, sua nova metodologia, muito mais baseada no disparo de e-mails personalizados em massa, faz com que através da mescla de dados coletados, você possa falar com profissionais, apresentar situações baseadas nas rotinas deles, identificar dores e oferecer soluções que elas nem imaginavam ter. Para isso o uso de uma plataforma como a Reev e a metodologia que aplicamos faz uma enorme diferença nos resultados finais.

Aqui na Carratu, nós usamos as duas estratégias para nos fortalecer. É o que chamamos de estratégia do funil em Y. Com as duas estratégias juntas você pode se tornar uma verdadeira máquina de vendas.

/ Uma das áreas de especialidade da agência é o marketing de conteúdo, que tem cada vez mais chamado a atenção do mercado. Do que se trata essa estratégia e quais suas vantagens em comparação a outras?

O Marketing de Conteúdo é o lado sexy do Inbound Marketing. É através dele que tudo nasce e começa a fazer sentido, pois uma vez que você está escrevendo para a sua persona, você está conquistando os seguintes benefícios:

  • Conteúdo que ajuda a explicar o que o seu serviço/produto faz
  • Cria mais atração no Google por causa da diversidade de conteúdos publicados
  • Mais conteúdos relevantes para compartilhar nas redes sociais
  • Seus textos se tornam influenciadores e te apoiam num processo de vendas
  • Um texto bem trabalhado converte o visitante em Lead
  • Reduz os custos de aquisição de cliente CAC
  • Cria uma autoridade do seu nome ou da sua empresa a longo prazo

A grande vantagem de utilizar o Marketing de Conteúdo começa pelo próprio exercício que você está realizando em praticar a análise de como vender o seu produto/serviço através dos textos com um custo de produção baixo.

nós usamos as duas estratégias [inbound e outbound marketing] para nos fortalecer. É o que chamamos de estratégia do funil em Y. Com as duas estratégias juntas você pode se tornar uma verdadeira máquina de vendas

/ O que caracteriza conteúdo de qualidade e de resultados, na sua visão?

Para muitos o conteúdo de qualidade é aquele que esclarece as dúvidas da persona e explica um determinado assunto de forma que resolva o problema dela. Ou ainda é aquele que te posiciona bem no Google.

Para mim um conteúdo de qualidade é aquele que executa o que foi dito acima, mas que orienta o visitante a seguir em frente na busca de uma solução mais confortável e eficiente para ele. 

Então na criação desta jornada de orientação é que nascem os resultados.

É por este motivo que escrevemos inúmeras vezes artigos variados sobre um tema, para achar a nossa persona em momentos diferentes da jornada de compra.

 

/ Quais conselhos você daria para um empreendedor que quer começar a usar estratégias de marketing digital? O que “atacar” primeiro?

Como mencionei na minha segunda resposta da entrevista, acredito que o primeiro passo é cuidar muito bem da sua presença digital. 

Uma vez feita a tarefa de casa, iniciar um trabalho de baixo custo para cada vez mais estar próximo da sua persona, e o Inbound Marketing faz isso com excelência.

Lembre-se que a sua estratégia só terá relevância depois de você estar próximo do dia a dia de suas aplicações e entender se o comportamento da sua persona é o que você estava projetando ou não.

/ Como você descreveria sua parceria com a BlogLite? De que modo isso impacta o fluxo de trabalho na agência?

Para nós da Carratu Digital, ter um parceiro como a BlogLite faz toda a diferença em nossos processos internos de qualidade e busca de resultados. 

A começar pelo nosso olhar atencioso de SEO TÉCNICO e WORDPRESS, onde encontramos com a BlogLIte a mesma preocupação e o suporte de otimização de recursos de carregamento e gestão simplificada dos sites dos nossos clientes no dia a dia.

Também obtivemos um ganho de tranquilidade em relação a estabilidade e backups, algo que sempre nos é oferecido de forma rápida, clara e atenciosa nas conversas por e-mail.

E o mais importante é a troca de experiências que já tivemos com a BlogLite. 

Recentemente fizemos consultas sobre a análise de performance dos websites, e a resposta dada foi muito rica e contribuiu para a solução de um problema. É muito bom trabalhar com profissionais que contribuem para o crescimento.

Gostou deste conteúdo? Então você vai adorar conhecer a BlogLite, a hospedagem WordPress original do Brasil.