O WordPress possui um recurso amplamente utilizado que é o agendamento da publicação de um post. Com ele, podemos definir uma data e hora futura para que o post seja publicado. O trabalho sujo é feito com o que chamamos de cron job no WordPress. Porém, muitos usuários apontam para um problema que vem acontecendo com muita frequência: o agendamento de post perdido.

De acordo com os usuários, quando a data definida chega, o post não é automaticamente publicado. As razões para esta falha podem ser muitas, dentre elas:

  • Fuso horário do servidor;
  • Fuso horário do banco de dados;
  • Usando plugins de cache que impedem a execução do WP-Cron;
  • Usando objetos de cache que impedem a execução do WP-Cron;
  • Conflitos de plugins;
  • Falhas do WordPress;
  • Diversas outras razões…

O principal problema, entretanto, é o modo ineficiente e defasado como o WordPress implementou o mecanismo de agendamento e publicação. O serviço usado é o WP-Cron, que não é um verdadeiro cron; ele é ativado a cada vez que um visitante entra em qualquer página pública do site.

Se não houver visitas no momento em que o post está agendado para ser publicado, o mecanismo não é ativado e o agendamento é “perdido”.

Em resumo, o mecanismo do WordPress não é confiável porque é intrinsecamente falho.

Encontramos algumas formas para resolver o problema, mas acreditamos que a melhor delas é com a utilização de um plugin simples.

Scheduled Post Trigger

wordpress-cron

Este é um excelente plugin para solucionar o grande problema com agendamentos perdidos. Automaticamente, o plugin verifica a cada 5 minutos se há posts com agendamento perdido e, caso encontre, irá definir seu status como Publicado.

É recomendado não utilizar nenhum outro plugin para o mesmo trabalho simultaneamente, pois isso poderia causar conflitos e não solucionar o problema.

Clique aqui para baixar o plugin (grátis)

De acordo com os relatos de outros usuários do plugin (são mais de 100 mil!), o problema se foi ao instalar o plugin. Vale a pena tentar!