Blog

Criando um site com conteúdo para assinantes com WordPress

Nos últimos anos vimos um “novo” formato de geração de receita na internet e que está cada vez mais presente, movimentando um alto valor anualmente. Falo hoje do formato de assinaturas, ou memberships. Adotado principalmente por grandes portais de conteúdo, como The New York Times, alguns especialistas apostam que este é o futuro do jornalismo para quebrar as correntes dos modelos de negócios atuais, onde os sites são patrocinados por outras empresas.

Para aqueles que não conhecem, um site de assinaturas permite que o editor publique conteúdo que será visualizado exclusivamente por usuários que tenham efetuado a assinatura, mediante pagamento de uma taxa ou mensalidade (ou gratuitamente, exigindo apenas um cadastro, em alguns casos). Muitos também chamam este modelo de pay-per-content, ou pague-por-conteúdo, em tradução.

Se você está realmente interessado em tirar um projeto de site para assinantes do papel, deixaremos algumas recomendações de plugins para WordPress que ajudam nesse trabalho. Cada plugin tem suas peculiaridades e funcionalidades, além disso, os preços podem variar. Vamos destacar o que cada um faz de melhor e diferente para que você escolha aquele que mais se encaixa às suas necessidades.

Membership

O plugin Membership transforma seu site WordPress em um site de assinaturas totalmente funcional. Você pode fornecer acesso a downloads, conteúdo online, vídeos, fóruns, suporte e muito mais.  Um dos destaques desse plugin em si é a possibilidade (e facilidade) de criar diferentes níveis de assinaturas. Por exemplo, pode-se criar certos planos, cada um com seus benefícios e preços diferentes, assim, o usuário escolhe o que mais vai ser adequado à ele antes de assinar.

O plugin ainda oferece inúmeras opções de configurações. Está disponível gratuitamente para download, porém, algumas funcionalidades são limitadas à quem comprar a versão Pro.

Download gratuito (versão light) — Comprar plugin

Magic Members

magic-members-plugin

Provavelmente este seja o plugin mais utilizado quando o assunto é criar sites de assinaturas com WordPress. São muitos recursos oferecidos pelo Magic Members, porém, ele está disponível mediante a compra de uma licença de uso de $97 para um único site; $197 para até 3 sites; e $207 para uso ilimitado (confira os planos aqui).

Este plugin já vem com várias plataformas de pagamentos, como PayPal e até mesmo o PagSeguro, do UOL; tem um gerenciador de downloads integrado, caso seu site vá oferecer arquivos para download para assinantes; também permite criar níveis de assinaturas diferentes; possibilita a criação de cupons promocionais.

Uma funcionalidade que chama a atenção é o sistema de curso sequencial, onde pode-se criar as famosas “séries” de posts, comumente usados em tutoriais que são divididos em várias partes. Com esta opção, você poderá definir o tempo (em dias) em que o próximo post da série estará disponível para o usuário.

Mais informações — Comprar plugin

iThemes Exchange Membership Add-on

O add-on Membership para iThemes Exchange é mais um plugin que transforma seu site WordPress em um site de conteúdo para assinantes. Por se tratar de um add-on, este plugin necessita da instalação de um outro plugin antecipadamente, o Exchange, plugin de e-commerce que pode ser baixado gratuitamente aqui.

Assim como os outros plugins mencionados, este também possibilita a inscrição de usuários mediante pagamento prévio ou não, permite criar conteúdos específicos para assinantes ou bloquear o site inteiro somente para estes usuários, além de também possibilitar a criação de conteúdo em série onde a próxima etapa de cada série estará disponível depois de determinados dias.

Mais informações — Comprar plugin

MemberPress

WordPress-Membership-Membership-Site-Software-Memberpress-630x271

O plugin MemberPress é outra extensão para WordPress que vai fornecer muitos recursos bacanas para a criação de um site de assinantes. Ele traz consigo todas as funcionalidades básicas que todos os outros plugins também fornecem, como proteção do conteúdo para ser visualizado apenas por assinantes; meios de pagamentos de assinaturas; recurso para venda de arquivos digitais; entre outros.

Este plugin oferece diversos relatórios sobre as assinaturas de seu site, assim, você terá total controle e saberá exatamente como estão as vendas de assinaturas e conteúdos, permitindo assim otimizar o site para ter uma renda ainda melhor. Ainda podemos encontrar neste plugin um programa de afiliados para seus assinantes; cupons de descontos e muito mais.

Está disponível para compra por $99 para licença para 1 site, e $199 para sites ilimitados.

Mais informações — Comprar plugin

Restrict Content Pro

rcp-banner1

O Restrict Content Pro é um plugin completo de gerenciamento de assinaturas e conteúdo pago para WordPress. Com ele você pode restringir determinados posts e páginas (ou todo o site) apenas para assinantes; pode definir que um trecho de cada post seja exibido para não-assinantes, recurso esse que estimula o usuário a comprar um pacote de assinatura para visualizar o post completo.

Este plugin traz um sistema para gerenciar os membros cadastrado. Com isso, você poderá ativar ou bloquear membros; visualizar cadastros ativos, pendentes, expirados e cancelados; fornecer cupons de descontos e muito mais. Assim como os demais plugins, já vem incluso algumas plataformas de pagamento, como PayPal.

Temos também uma página de relatórios de assinaturas. Outra função bacana é a possibilidade de exportação de dados. O plugin pode ser adquirido por $42 em sua licença de uso mais simples, até $155 em sua versão ilimitada, com suas extensões inclusas.

Mais informações — Comprar plugin

Conclusão

Como podemos ver, soluções para transformar o WordPress em um sistema gerenciador de assinaturas existem aos montes, cada uma com suas ferramentas exclusivas para executar as tarefas necessárias para a criação de um site desse tipo. Para tomar a decisão de qual plugin utilizar, você precisa primeiro saber exatamente o que você vai fazer, o que vai vender. Alguns plugins permitem vender conteúdo em texto, arquivos digitais, tutoriais etc.

Vale também avaliar o preço do plugin, mas garantimos que a compra é válida e o retorno será rápido. Analise plugin por plugin e diga-nos nos comentários qual é o melhor para sua necessidade!

 

  1. Gabriel

    Cara, precisa de um plugin que faça o seguinte:
    Quero Definir por Membro, qual post irá aparecer para ele acessar.
    Exemplo, o lembro ‘Gabriel’ só tem acesso ao post 1,2,3, então quando ele acessar a pagina de post irá aparecer apenas o 1,2,3

  2. thiago mac

    Amigo, qual deles faz assinatura por dias, tipo 15dias 30 dias e expira automaticamente quando acabam os dias?

  3. luroch

    Olá, Gustavo. Por acaso você conhece algum plugin de membership que integre com o PagSeguro, além do MagicMembers? Uso o S2Member, mas estou muito precisado de um que já possua integração com a API de assinatura do PagSeguro. Obrigado.

      1. luroch

        Pelo que percebi, essa guia de integração não é confiável para assinaturas. Acabei fazendo um workaround e integrei com o Zapier, usando como hooks os emails que o pagseguro envia com títulos “venda aprovada”, “pagamento de assinatura aprovado”, “assinatura cancelada”. O S2Member tem uma API para operações remotas muito boa. Valeu!

Deixe um comentário

Hospede seu projeto em WordPress com alto desempenho