Elevar o engajamento dos leitores do seu blog é uma tarefa árdua e contínua, você precisa sempre estar buscando novas formas de manter o relacionamento para fidelizar audiência. O uso das redes sociais é importantíssimo para isso.

Manter o conteúdo de uma página no Facebook sempre atualizado com as novidades do seu blog; compartilhar os links no Twitter e até mesmo manter uma página no Google+ podem trazer bons resultados para quem busca aumentar o número de visitantes.

No entanto, pouco adianta fazer todo o trabalho de conteúdo nas redes sociais se estas não tiverem um bom número de pessoas que as acompanham. Há diversas formas de conquistar novas curtidas e seguidores, uma delas é ocultar parte do conteúdo do seu blog e liberar mediante uma ação social (curtida, tweet, +1).

É uma técnica usada não só em blogs com conteúdo em texto, mas também em sites que oferecem downloads gratuitos, sejam programas, vídeos, e-books ou qualquer outro material.

Selecionamos alguns plugins gratuitos e pagos que têm como função inserir os botões das redes sociais, escondendo um trecho do post para incentivar os leitores de seguirem o blog e, assim, fidelizar estes leitores trabalhando com o conteúdo nas redes posteriormente.

Pay with a Like

244278692_front-end-735x470

Desenvolvido pela turma do wpmudev, o plugin Pay with a Like é dedicado à “criar um buzz de mídia social que aumenta as vendas, constrói a sua base de clientes e aumenta o ranking nos motores de busca”. Com ele você pode recompensar os usuários que praticarem a ação fornecendo um conteúdo.

Fácil de ser integrado com qualquer site, possui um guia de estilos CSS e uma tela de configurações para escolher os estilos de exibição dos botões. Se você usa o plugin de e-commerce MarketPress, o Pay with a Like traz suporte para oferecer cupom de desconto aos usuários em troca da ação nas mídias sociais.

Mais informações

wpLike2Get

screenshot-2

Seguindo o mesmo conceito de ganhar seguidores oferecendo algo para download em troca, o plugin wpLike2Get é gratuito, permite escolher entre as redes Facebook, Twitter e Google+ (um, dois ou todos). Uma das diferenças é a possibilidade de acompanhar as estatísticas pelo Google Analytics, conseguindo assim saber se a ferramenta está trazendo o retorno esperado.

Download gratuito

OnePress Social Locker

screenshot-1

Disponível em uma versão gratuita e outra paga, este plugin segue o conceito dos outros dois acima, diferenciando-se com um design melhor trabalhado, o que pode fazer a diferença nos resultados.

Com a versão gratuita você pode adicionar os botões sociais para o Twitter, Facebook e Google+, tendo diversas outras opções com a versão premium e trás um sistema de acompanhamento embutido para você saber se os resultados estão como se espera.

Download gratuito | Comprar premium

Estas são algumas recomendações para este truque de marketing que ajuda a aumentar o número de seguidores nas redes sociais. Lembre-se que é interessante sempre oferecer um bom conteúdo, independente da mídia, para que faça por valer a curtida, o tweet ou o +1. Voilà!