Testando as novidades da versão 4.8 Beta 1 do WordPress

[box type=”info”] Atualização em 8 de Junho de 2017: a versão 4.8 foi oficialmente lançada! Veja nossa cobertura aqui.[/box]

Há alguns dias a comunidade WordPress soube, por meio de um post do Matt Mullenweg, que o primeiro beta do WordPress 4.8 já estava disponível para testes – com o lançamento oficial marcado para o começo de Junho.

Segundo Matt (que é um dos desenvolvedores-fundadores do WordPress, para quem não o conhece), essa nova versão é uma pequena atualização que traz três grandes melhorias. A equipe BlogLite testou o beta e nós vamos resumir as principais novidades (com imagens!) neste post.

 

Pequena melhoria no TinyMCE, o editor de textos usado no WordPress

O comunicado menciona que o editor visual terá uma experiência aprimorada na nova versão, com a possibilidade de navegar mais intuitivamente dentro e fora de elementos inline como links. É uma descrição um pouco misteriosa e genérica, ainda, embora a aparência de links no editor tenha mudado (apenas) um pouco:

 

Editor visual no widget de texto

Essa era uma das melhorias mais esperadas! Finalmente você não vai precisar mais brigar com HTML no widget de texto para adicionar formatação. Agora há um editor simplificado (e suficiente) disponível:

Você ainda pode usar o editor simples na aba “Texto”, tal como no editor normal de posts.

 

Widget de imagem!

Você já se deparou com isso antes: a simples tarefa de exibir uma imagem na barra lateral exigia que você fizesse upload em “Mídia” e depois escrevesse um código em HTML para inserir a imagem em um widget de post. Não mais! Finalmente surgiu o widget de imagem oficial, que facilita essa tarefa:

O widget usa o uploader de mídia do WordPress e permite inserir a imagem facilmente, inclusive com a pré-visualização dela.

 

Widget de vídeo!

Outra novidade! Agora há um widget de vídeo novo em folha que permite inserir vídeos facilmente não apenas via upload, mas também via YouTube ou Vimeo:

 

Novidade no widget de novidades do WordPress: WordCamps e MeetUps na sua região!

Uma novidade muito interessante pra quem gosta de participar da comunidade: o widget de novidades do WordPress (aquele que você nunca dá atenção, que eu sei!) agora inclui WordCamps e MeetUps filtrados por cidade! Você vai poder configurar sua cidade e saber quais são os próximos eventos:

 

Melhorias no core

Como de costume, há também melhorias que não são tão visíveis ou relevantes para o usuário mas são importantes em termos de funcionamento da plataforma. Algumas delas são:

  • O painel de customização vai ter um tamanho proporcional em telas maiores
  • O nome do usuário agora vai ser mostrado de forma mais proeminente na tela de edição do usuário
  • Nova função get_term_parents_list() vai ser introduzida como uma versão taxonômico-agnóstica de get_category_parents()

 

Basicamente é isso! Se você quiser se aventurar nas versões beta e experimentar desde agora essas novidades, basta instalar o plugin WordPress Beta Tester e atualizar o WordPress normalmente. Ah, lembrando que você nunca deve testar versões em desenvolvimento em sites em produção, ok? Use sempre uma instalação de testes.

 

Atualização em 8 de Junho de 2017: a versão 4.8 foi oficialmente lançada! Veja nossa cobertura aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *