WordCamp Sampa 2014 – saiba como foi!

Para quem participou e para aqueles que não conseguiram participar do WordCamp Sampa 2014, vamos comentar aqui como foi o evento, fazer paralelos entre algumas palestras e os posts do blog.

Esta foi a terceira edição consecutiva que acontece em São Paulo e na PUC, que cede o espaço para esse evento que já faz parte do calendário de eventos de todas as pessoas que usam, desenvolvem e são apaixonados por WordPress.

WordCamp Sampa 2014
WordCamp Sampa 2014

Os organizadores são parte ativa da Comunidade WordPress, organizando eventos, ajudando para melhorar o core, fazendo traduções, organizando e colaborando com o fórum local e mundial, e publicando temas e plugins no repositório oficial. Veja aqui como fazer parte da Comunidade Brasileira você também.

Uma grande surpresa dessa edição, para os organizadores, foi que os ingressos se esgotaram em apenas 12 dias. E com isso, para o ano que vem, já estudam a possibilidade de um local maior na própria PUC para o evento crescrer em números, palestras e possibilidades.

Entendendo os WordCamps

Os WordCamps são eventos oficiais sobre WordPress realizados pelas comunidades locais em todo o mundo. Para um evento como esse acontecer, é preciso que a Fundação WordPress confie nessa comunidade local. E para isso a comunidade deve ser ativa em sua região,  organizando eventos menores chamados de Meetups. É preciso também que os participantes dessa comunidade sejam ativos de maneira geral. Depois disso, é feito o pedido para a Fundação para organizar esse evento através da Central de WordCamps. O Brasil tem se mostrado muito atuante nesse sentido. Esse ano, nosso país foi sede de WordCamp em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e, em Dezembro, será a vez de Salvador.

Os WordCamps normalmente tem seus ingressos gratuitos ou com baixo custo.

Os palestrantes são voluntários e qualquer um pode palestrar, bastando para tal enviar uma proposta para o evento e, sendo aprovado, pode fazer parte desse evento tão importante e ter em seu currículo essa experiência, que no mundo do WordPress está tendo cada vez mais peso.

Palestras do WordCamp Sampa 2014

Assistimos algumas das 20 palestras do evento – para ver o tema da programação completa, acesse a página de Programação no site oficial do evento. Vamos à visão geral de algumas delas:

Como escrever para web (André Rosa)
O palestrante abordou aqui algumas técnicas jornalísticas para aproveitar mais do desempenho que o WordPress oferece. Explicando os pontos-chave durante a escrita de um post focando em diversos objetivos, como por exemplo aumento de cliques, aumento de permanência no site e/ou página e formas de classificar esse conteúdo de uma forma intuitiva e prática de acordo com o público do site.

Um guia prático para planejar seu projeto WordPress (Léo Germani)
Léo Germani é desenvolvedor e um fera em WordPress, sempre com palestras simples e muito úteis, e essa é mais uma delas. Desenvolver com WordPress é relativamente simples e isso faz com que os desenvolvedores muitas vezes ignorem a etapa de planejar como aquele site/blog vai se comportar dentro da estrutura WordPress. O WordPress possui uma hierarquia de arquivos que, quando avaliada desde o início do projeto, pode te ajudar e muito em não ser pego de surpresa por uma área que não estava prevista.

Na palestra, ele orientou que seja criado um planejamento listando todas as páginas e áreas que o site terá. E, com isso, pode-se observar na estrutura padrão do WordPress o que cada uma dessas será e então organiza-se o que não se adequa ao padrão.

WordCamp Sampa 2014
WordCamp Sampa 2014

Como projetar sites acessíveis usando o WordPress (Raphael Tavares)
Esse é um assunto bem delicado e que vez ou outra alguns clientes cobram isso – criar sites acessíveis para portadores de deficiência visual em qualquer nível. Nessa palestra, o autor levantou esse assunto e foi sucesso sem dúvidas, principalmente depois de estatísticas apresentadas sobre a dificuldade em encontrar sites completamente acessíveis na Internet e principalmente em WordPress.

Um exemplo mesmo está no repositório oficial de temas do WordPress, onde existem mais de dois mil temas para download gratuitamente, sendo apenas 15 deles completamente acessíveis.

O palestrante fez uma demonstração de como um leitor de telas faz a interpretação dos itens e os lê para o usuário. Com isso, apresentou formas de solucionar e melhorar essa experiência.

Design para WordPress: Como desenvolver layouts específicos para WordPress (Anyssa Ferreira)
Formada e professora de design, Anyssa abordou as facilidades e truques que usa para criar layouts para WordPress.

Desenhando WordPress (Herick Correa)
Mais uma palestra focada em design. O autor falou sobre o caminho que criou para fazer layouts para WordPress e programá-los.

Melhorando o desempenho do seu WordPress (Tiago Hillebrandt, Julian Fernandes)
Essa foi uma palestra das mais técnicas do evento, mas com certeza, além dos códigos, nomenclaturas de servidor e processos de host, a palestra conseguiu mostrar o quanto seu WordPress pode ficar mais rápido (e até custar menos) com um servidor bem configurado e dedicado a esse tipo de site.

Faça parte da comunidade WordPress (Gustavo Bordoni)
Nessa palestra, o autor explicou sobre os mais diversos meios que os usuários podem usar para fazer parte da comunidade WordPres. Nós já falamos aqui no BlogLite sobre a comunidade Brasileira. O Gustavo abordou o tema de uma forma mais global, onde falou por exemplo de como colaborar com o core, como iniciar a aproximação com a comunidade e o quanto isso fortalece seu currículo no mercado WordPress.

Agilizando a criação com WP: Agências digitais turbo mode (Juan Manuel Arias)
O final do mini-currículo desse palestrante é uma plena referência ao tema da palestra, veja:
“…não pode ver uma sequência sendo executada manualmente mais de duas vezes. Ele vai fazer um script.”

WordCamp Sampa 2014 Juan Arias
WordCamp Sampa 2014 Juan Arias

Juan apresentou uma série de configurações e métodos simples, conhecidos como metodologias ágeis. Com isso falou sobre WP-CLI, Composer, Vagrant e outras ferramentas. Uma palestra um pouco mais técnica mas com um conteúdo muito importante para reduzir perda de tempo no desenvolvimento.

Outros temas
Outras palestras abordaram temas recorrentes ao mundo do WordPress e com posts que já publicamos aqui, como por exemplo as palestras JetPack – um canivete suíço no seu WordPress -, Seo para WordPress, Campos personalizados like a pro: conheça o Advanced Custom Fields.

Com tantos temas abordados, praticamente todo o público foi contemplado em suas mais diversas expectativas. O que ficou faltando (se é que faltou alguma coisa) os intervalos, almoço e coffe break tornaram possível, além de fomentar o networking entre os participantes.

Encerramento

No encerramento, um dos patrocinadores do evento sorteou um Xbox One entre os participantes, o que acabou sendo uma surpresa para todos, até mesmo para os organizadores que só ficaram sabendo da ideia durante o evento.

Os organizadores apresentaram a equipe por trás dessa edição, agradecem o espaço cedido pela PUC, os patrocinadores e todo o público que mais uma vez fez a diferença nesse evento tão importante.

A próxima edição do WordCamp no Brasil será em Salvador, em Dezembro. Confira o site oficial e faça sua inscrição.

E ainda tem mais…
Ainda no Sábado, depois do WordCamp, como tradição, o pessoal foi para um bar próximo fazer o WordCana, que é uma espécie de happy hour pós evento para confraternizar e trocar mais algumas ideias.

E o Domingo (19) é intitulado como WP Contrib Day, em que um Meetup dá continuidade ao WordCamp. Nessa edição, o foco foi em solucionar questões do Fórum WordPress.

Para quem não foi

Para quem não conseguiu ir ao evento, os organizadores tem a política de todo ano disponibilizar as palestras no site oficial. E muitas vezes, como é o caso dessas três últimas edições de SP, os organizadores disponibilizam também vídeos de todas as palestras, que é uma parceria/patrocínio da Prima Estúdio com o evento. Você pode ver o evento na íntregra abaixo:

3 comentários

  1. Muito bom post.
    Gostei do seu site/blog, estive la também, foi bem legal e agora resolvi aprender, me aventurar de vez sobre o WordPress. Acabo de acessar seu site para ver a matéria sobre Jetpack, muito bom também, bem explicado para plugin dentro dele.
    Parabéns!!!

    • Sensacional, Douglas! É esse o caminho, mesmo! O WordPress é um universo fantástico e, quando mais conhecemos, mais queremos conhecer :)
      Não esqueça de assinar o “Happy Hour WordPress” (na barra da direita, logo no começo), que é a nossa newsletter com os posts que apareceram na semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *