Contribuindo com o WordPress e a Comunidade

Aqui no blog estamos sempre mostrando como podemos elevar o nível do WordPress com widgets, shortcodes, plugins e outros hacks, mesmo sabendo que por si só ele já oferece possibilidades fantásticas e virtualmente ilimitadas. Como sabemos, o WordPress (veja mais do seu histórico no artigo sobre WordPress na Wikipedia) é uma ferramenta open source, distribuída pela licença GPLv2, o que permite que usemos o software livremente.

Muitos desenvolvedores a usam justamente por ele ser open souce. Mas muitos outros acabam se apaixonando por ele antes mesmo de entrar na onda dos softwares livres.

O WordPress tem em seu histórico (e objetivo) construir uma ferramenta que siga os padrões web, focando na experiência do usuário para ser um sistema elegante e bem arquitetado de publicação de conteúdos e o que mais sua imaginação criar.

No final, o sentimento que permeia as pessoas que trabalham com WordPress é a vontade de retribuir os benefícios que temos com ele. Nesse post vamos apresentar algumas formas de colaborar e retornar tanto ao software como a comunidade local [1] nossos agradecimentos e vontade de que a ferramenta cresça cada vez mais.

Comunidade Brasileira de WordPress

Aqui no Brasil nós temos uma Comunidade bem ativa. Qualquer pessoa pode fazer parte, não precisa necessariamente ser um expert em códigos, funções e padrões. O requisito primordial é a vontade de contribuir. Se você trabalha, usa ou apenas gosta do WordPress e deseja fazer parte da Comunidade Brasileira, basta fazer um cadastro no site e iniciar criando suas propostas ou ajudando com o que já estiver acontecendo, para isso…

A Comunidade Brasileira tem uma metodologia de trabalho e organização específica, criada pelos próprios membros para facilitar o desenvolvimento das propostas, confira a lista abaixo:

Participe

O primeiro canal é o Participe (participe.wp-brasil.org.br), onde a Comunidade mantém discussões abertas sobre suas atividades e eventos. A idéia é que todas as ações da Comunidade sejam discutidas abertamente nessa plataforma.

Mapa de usuários

Mapa de Usuários do WordPress

O Mapa de Usuários pretende, inicialmente, geo-referenciar em um mapa as pessoas que desenvolvem, trabalham ou usam WordPress no Brasil. Atualmente existem pessoas cadastradas de outros países, mas esse não é o objetivo inicial da proposta. Com esse mapeamento a comunidade pretende quantificar essas pessoas e conseguir apresentar o potencial que ela tem em nosso país. Além de aproximar essas pessoas ao redor da Comunidade. Outro uso possível da ferramenta, pode ser para localizar profissionais próximos, seja para contratação ou para conhecer e trabalhar junto com WordPress.

Oportunidades

A Comunidade Brasileira também criou um canal para divulgação de oportunidades de trabalho com WordPress, o oportunidades.wp-brasil.org. Aqui você consegue divulgar trabalhos fixos ou esporádicos. É uma boa alternativa para esse tipo de divulgação por ser específica ao tema e local.

Site oficial

No site oficial da Comunidade, você encontra o resultado das discussões criadas no Participe, notícias sobre o WordPress e seus eventos pelo país. Vale a pena assinar e acompanhar o site.

Fórum Brasileiro de WordPress

Outra coisa que acho muito interessante no WordPress é a forma como ele distribui os fóruns por País/Comunidade. Assim, cada Comunidade pode manter um fórum oficial em sua língua. O Fórum Brasileiro no WordPress.org é disponibilizado para a Comunidade e as pessoas que o mantém são totalmente voluntárias. Eis aqui mais uma oportunidade de contribuir com o WordPress, ajudando outras pessoas que muitas vezes têm dúvidas que você pode ter solucionado em algum momento.

WordCamps

Os WordCamps são eventos oficiais do WordPress criados e produzidos por membros das Comunidades locais. Cada evento tem suas especificidades, mas no geral o objetivo é agregar todas as pessoas que de alguma forma usam o WordPress, seja apenas para blogar, para atender demandas de clientes ou para pensar negócios com o WordPress.

Esse ano aconteceu a edição em Belo Horizonte e para este mês de Setembro está programada a versão do Rio de Janeiro. Em São Paulo o evento acontecerá em Outubro. Acompanhe e faça parte dessas atividades! Você também pode ser voluntário nesses eventos – a página de cada um possui uma lista daquilo com que se pode ajudar.

Meetups

Os meetups são eventos menores e específicos. Em São Paulo o pessoal está organizando os encontros dos próximos meses – acompanhe em meetup.com/wpsampa. Alguns desses encontros são por Hangout, o que facilita para pessoas de fora participarem. O objetivo dos meetups é juntar pessoas para falar e fazer coisas com e pelo WordPress. É uma ótima oportunidade para começar a integrar o campo físico e sair um pouco do virtual, conhecer pessoas que trabalham com as mesmas coisas e trocar ideias.

Tradução

Se você fala/escreve bem em inglês, um outro campo que pode receber sua ajuda é a tradução do WordPress e do Codex [2] para o português brasileiro (pt_BR). Com os voluntários atuantes dessa área o WordPress consegue ter traduções para muitas línguas em todo o mundo. Para isso, o primeiro passo é fazer parte da Comunidade Brasileira. Como isso já vem caminhando por lá há um bom tempo, você pode ajudar a Comunidade nessas traduções. E a cada release publicado pelo WordPress, o nome desses voluntários recebe seus merecidos créditos, como se pode ver no print da tela de créditos dessa última atualização 4.0 do WordPress:

Voluntários na Tradução do WordPress

Make

Make é onde o WordPress organiza tudo o que é feito para o software. Caso você perceba que pode propor uma melhoria e que essa vá ajudar todas as pessoas que usam o WordPress, este é o local. Visite o site e veja como fazer isso de forma correta.

Bugs

Como todo software com as proporções do WordPress, alguns bugs, erros e falhas podem ser encontrados. Para relatar algum desses, use esse canal e registre a anormalidade que está acontecendo. Isso ajuda o WordPress a se tornar mais consistente, contando com o apoio e ajuda de todos que o usam.

Temas

Provavelmente você já percebeu a quantidade imensa de temas que existem no repositório de temas do WordPress. As possibilidades são praticamente infinitas com a diversidade de temas que existem! Se você cria e desenvolve temas e deseja publicar o seu no repositório para que outras pessoas possam usá-lo, você pode. Basta seguir o guia de boas práticas e enviar o seu tema para análise. Veja mais informações aqui.

Lembre-se sempre de se certificar dos temas que baixar fora do repositório oficial do WordPress. Muitos temas, além de piratas, podem trazer vírus e outros códigos maliciosos que prejudicarão o seu site, gerando penalidades nos buscadores e, é claro, expondo seus visitantes a grandes riscos.

Plugins

O mesmo vale para os plugins – procure sempe baixar plugins confiáveis, e dê preferência para os que existem no repositório oficial de plugins do WordPress. Se precisar usar plugins sem essas recomendações, tome bastante cuidado e somente o faça se estiver seguro e com backup de todas as suas coisas.

E então, se você desenvolve plugins e deseja publicá-los no repositório do WordPress, essa é uma ótima forma também de colaborar com pessoas que têm problemas parecidos com os que seu plugin resolve. Veja esse guia de como publicar seus plugins no repositório oficial.

 

Conclusão

Eu, como usuário e desenvolvedor de temas WordPress, faço sempre minhas contribuições no fórum e nos WordCamps. Conhecer e estar próximo da Comunidade e de pessoas com os mesmos interesses não só ajuda o meu trabalho, como abre oportunidade para diversas outras coisas (com o próprio WordPress).

Se você ainda não colabora de alguma forma, sugiro que o faça! Reserve alguns minutos do seu dia e comece a fazer parte dessa Comunidade imensa e colaborativa. Inclusive a Comunidade tem como objetivo agregar o maior número de pessoas ao seu redor, e, em busca de melhorar cada vez mais, foi feita uma pesquisa de opinião anônima para entender o público brasileiro, que você pode ver aqui.

Você já contribui para a comunidade? Tem vontade de começar? Conte-nos nos comentários logo abaixo!

 

[1] O WordPress construiu ao seu redor um grande movimento de contribuição em muitos países existem. Essas comunidades são pessoas que organizam eventos locais como meetups, wordcamps ou hangouts para discutir a atuação da Comunidade em seu país.

[2] Codex é o nome dado ao repositório de funções do WordPress.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *