Opinião: o aumento de preço do Elementor e incertezas

Em março de 2021, uma novidade entrou em vigor: os preços do Elementor Pro, popular plugin construtor de páginas, aumentariam dramaticamente. O anúncio oficial explica em detalhes as razões.

Em 9 de março de 2021, o Elementor vai incluir os novos planos de assinatura Studio e Agency Pro e adaptar o plano Expert para melhor acomodar as necessidades de crescimento dos usuários. Essas mudanças serão válidas apenas para novas compras. Se você tem um plano de assinatura ativo, nada muda.

Se você já usa o Elementor há algum tempo, estava acostumado com o seguinte esquema de planos:

O plano “Expert”, com um limite de 1000 sites, era extremamente atrativo para agências de todo tamanho. Quem pode disputar com o preço de $0.19 por site?

A partir de março/2021, os planos passaram a ficar assim:

O plano Expert agora tem um limite de apenas 25, elevando o custo por site para quase $8 dólares – um aumento de mais de 400%!

Muitos podem argumentar que o antigo limite de 1000 sites era excessivo para a maioria dos casos – mas essa não é a questão. Um limite de 1000 sites quer dizer que a maioria das agências não tinha que se preocupar com a aquisição de mais licenças por um bom tempo, fazendo com que o aumento do portfólio de clientes resultasse em um crescimento saudável do faturamento.

No fim, o aumento de preço pune justamente os usuários que mais deveriam ser valorizados: as agências que criam a web e atendem a pequenos negócios no mundo todo. Enquanto isso, longe de ser resolvido, o problema da pirataria passa a ser agravado e até mesmo estimulado – afinal, em tempos de recessão, aumentar preços (ainda mais em 400%) não é apenas uma medida impopular, mas uma medida que pode tornar inviáveis as operações de muitas agências pequenas que, sem terem para onde correr, podem se render à busca por fontes “alternativas” (i.e., nulled/pirata) por uma simples questão de sobrevivência.

Enquanto isso, esse aumento repentino de preço talvez possa favorecer ainda mais o excelente Divi builder, da Elegant Themes, que permite o uso em ilimitados sites (pessoais e de clientes) por $89. A guerra dos construtores de páginas para o WordPress ficou ainda mais acirrada – contanto que o Divi não sofra aumento de preços também, claro :)

5 comentários

    • Esse é um modo de ver a coisa. O outro é pensar em um cenário hipotético, como: uma agência que tem 250 sites e pagava $199 em licenças agora precisa pagar $999 (porque se enquadra no novo plano de 1000, e o plano imediatamente inferior, de 100 sites, não suporta essa necessidade). Quando falamos em $8 por site, procuramos mostrar que o custo/site aumentou, mas é apenas uma racionalização (i.e., não há como pagar por sites, mas apenas por pacotes fechados em quantidades arbitrárias, e o aumento repentino de preço tem um impacto relevante quando há volume)

  1. Muito bom o texto. Não tinha conhecimento desse aumento. Olhando do ponto de vista do Elementor, esse posicionamento de preço coloca a empresa em um outro patamar, mais premium, e valoriza seu produto.
    Agora resta saber: será que fazem isso por estratégia de mercado/ valorização de marca, ou por não estar valendo a pena o eventual volume de suporte?

  2. Muito bom o texto. Não tinha conhecimento desse aumento.
    Olhando do ponto de vista do Elementor, esse posicionamento de preço coloca a empresa em um outro patamar, mais premium, e valoriza seu produto.
    Agora resta saber: será que fazem isso por estratégia de mercado/ valorização de marca, ou por não estar valendo a pena o eventual volume de suporte?

    • Com certeza. Ao que tudo indica, o foco no suporte parece ser uma razão forte, sim: a nova tabela de preços fala em “premium support” com tempo de resposta de 1 dia. De fato, seria difícil uma empresa ter um crescimento saudável enquanto tem que oferecer suporte para 1000 sites por uma tarifa anual baixa. Simplesmente não é escalável. Baixar o limite de sites é uma estratégia para que o suporte possa ser sempre de qualidade e rápido para todos os clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *