Blog

Otimizando o banco de dados do WordPress para o máximo desempenho

Com o uso constante do WordPress, o banco de dados naturalmente vai de certa forma se “desgastando”, por assim dizer. Com vários recursos do próprio WordPress, como as Revisões de Post, por exemplo, muita informação vai ocupando espaço e esse banco de dados vai se tornando maior.

Para otimizar o banco de dados do seu blog WordPress, separamos 2 diferentes métodos, ambos fáceis. Com o primeiro, você usará uma ferramenta de otimização nativa da plataforma; enquanto com o segundo, será utilizado um plugin de otimização.

Antes de tudo, vale lembrar que fazer uma cópia de segurança de todo o site e, principalmente nesse caso, exportar seu banco de dados é essencial! Devemos estar sempre prontos para o pior – caso aconteça algum erro, podemos recuperar facilmente as informações.

Processo padrão do WordPress

Este é um método bem simples. Primeiramente, você precisa acessar os arquivos do seu WordPress no servidor usando um cliente FTP.

Baixe o arquivo wp-config.php localizado na raiz do WordPress. Abra-o e adicione a seguinte linha logo acima de “/* Isto é tudo, pode parar de editar! :) */” e envie o arquivo de volta ao servidor.

define('WP_ALLOW_REPAIR', true);

Feito isso, acesse o seguinte link (substitua o domínio pelo seu, obviamente):

http://www.seublog.com.br/wp-admin/maint/repair.php

Acessando esse endereço, você verá a seguinte tela:

reparar-database-bloglite

Selecione “Reparar e otimizar o banco de dados” e aguarde o WordPress fazer todo o processo de reparação e otimização. Esse processo vai melhorar o desempenho do blog em algumas situações. Vale mencionar que enquanto o processo estiver em andamento, o blog ficará inacessível.

Ao finalizar, remova a linha de código adicionada ao wp-config.php.

Usando alguns plugins de otimização

Recomendamos também o uso de alguns plugins que vão otimizar o banco de dados do seu blog WordPress.

Better Delete Revision

Sempre que você salva um post ou página no WordPress, ele automaticamente cria uma revisão do post e armazena no banco de dados. Com o tempo, muitas revisões estarão armazenadas sem uso, tornando o tamanho do banco de dados maior desnecessariamente.

Com este plugin, todas as revisões de posts que engordam seu banco de dados serão removidas. O plugin foi criado para fazer uma verdadeira limpa, removendo o que não é necessário.

Simple Optimizer

Este é mais um plugin que fará a otimização do banco de dados do WordPress. Com o Simple Optimizer, além de revisões de posts, será eliminado comentários spam, auto-drafts (rascunhos automáticos), comentários pendentes e opções transitórias.

Com o processo padrão do WordPress e o uso desses plugins, o banco de dados do seu blog terá uma redução grande de tamanho e o desempenho do site em geral será elevado.

Nós também já falamos por aqui sobre como o uso de alguns plugins pode prejudicar o desempenho do site, sobre como impedir que spammers deixem comentários e algumas dicas e truques para melhorar seu WordPress. Vale o clique!

Deixe um comentário

Hospede seu projeto em WordPress com alto desempenho