Blog

Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org? Como escolher qual usar?

Uma dúvida que pode surgir para quem está entrando no mundo dos blogs e se deparou com o WordPress é: Qual a diferença entre o WordPress.com e WordPress.org? Qual deve ser utilizado para atender as necessidades? Com isso em mente, resolvemos trazer um artigo explicando o que é cada uma das opções e qual delas utilizar.

WordPress.com

WordPress.com é um serviço de hospedagem de blogs com a plataforma WordPress. Nele, qualquer usuário pode criar um blog e começar a publicar conteúdo sem pagar nada. O WordPress.com oferece um leque grande de temas e funções já inclusas, como estatísticas, compartilhamento em redes sociais etc. Porém, é isso e acabou! Para adicionar novos temas, ou ter um domínio próprio é preciso pagar determinados valores (gratuitamente ganha-se um nomedoblog.wordpress.com, o que não é nada bom para a sua marca e praticamente impede que seu site seja encontrado no Google).

Vantagens do WordPress.com

  • Sem instalação;
  • Sem custo para utilizar;
  • Sem necessidade de hospedagem;
  • Atualização automática;
  • Backup automático;
  • Tamanho de banco de dados ilimitado;
  • Não exige conhecimento técnico.

Desvantagens do WordPress.com

  • Personalização limitada (temas não podem ser customizados ou instalados de outras fontes);
  • Não permite adicionar recursos (sem acesso à base de dezenas de milhares de plugins do WordPress);
  • Domínio próprio indisponível;
  • Difícil de monetizar o blog;
  • Servidores sobrecarregados e na maioria das vezes lentos;

WordPress.org

Já o WordPress.org é onde você pode encontrar o software para ser baixado, suas extensões (plugins) e temas visuais. O WordPress.org não oferece criação de blogs, é apenas o portal onde a equipe de desenvolvimento da plataforma publica as novas versões, notícias relacionadas, plugins, temas e oferece um fórum de discussões para os usuários tirarem dúvidas em diversas categorias, desde desenvolvimento à usabilidade. Vale lembrar que o WordPress é gratuito, no entanto, é preciso um servidor para hospedá-lo.

Vantagens do WordPress.org

  • Plataforma de código aberto;
  • Total personalização;
  • Permite instalar novos temas;
  • Permite instalar novos plugins;
  • Atualizações automáticas;
  • Otimização para mecanismos de busca (SEO);
  • Controle total sobre o site, permitindo customizar tudo;

Desvantagens do WordPress.org

  • Exige algum conhecimento técnico (mas é simples de usar);
  • Necessita de um servidor para hospedá-lo;
  • Exige técnicas para aumentar a segurança;
  • Depende de plugins para backup automático;

Qual devo escolher?

Aqui está a pergunta que não quer calar. Para saber qual das duas opções utilizar, primeiro você deve se perguntar qual a sua necessidade. Se você quer criar um blog simples para compartilhar seu conteúdo e não precisa de muita personalização, tem pouco conhecimento técnico e não quer investir neste blog a princípio, o WordPress.com é a solução perfeita para você!

Agora, se você deseja criar um blog (ou um site institucional, fórum, e-commerce, rede social ou muitas outras coisas), o WordPress.org, com uma boa hospedagem, é definitivamente a melhor escolha. Baixando a plataforma e instalando em um servidor de hospedagem, você terá em mãos todos os recursos já oferecidos pelo WordPress e ainda poderá instalar plugins e temas novos, além de poder criar temas exclusivos para sua necessidade.

Aqui na BlogLite, utilizamos o WordPress em nossos servidores, onde rodamos o sistema com alguns plugins que estendem os recursos, oferecendo uma gama de possibilidade para nós. Pense no que você precisa e saberá exatamente qual escolher.

Sobre a hospedagem do WordPress

Se você quiser fazer uso profissional do WordPress (para um site ou blog de empresa, portfólio, etc – qualquer coisa que seja mais séria que um hobbie), vai precisar hospedar a plataforma WordPress em um serviço de hospedagem.

Há opções de todo tipo no mercado, e a isso geralmente involve contratar uma hospedagem, fazer upload dos arquivos do WordPress, criar um banco de dados, instalar, configurar, etc. Na hospedagem da BlogLite, nós acreditamos que isso tudo pode ser muito mais simples, e é por isso que o WordPress já vem instalado, configurado e otimizado, pronto para usar. Sem complicação. Se você quer aproveitar todo o poder da plataforma WordPress mas não quer se envolver em detalhes técnicos, nosso serviço de hospedagem WordPress pode ser para você!

Ah, deixe seus comentários abaixo sobre qual utiliza ou vai utilizar, nós vamos gostar de saber! :)

  1. Michel Tenor

    Olá, amigo.
    Obrigado por esclarecer a diferença entre ambas as plataformas. Parabéns pelo conteúdo. Mas tenho uma dúvida sobre outro assunto. Tenho um blog no WordPress.com. E minha dúvida agora é a seguinte. Posso ter uma loja virtual integrada ao meu blog WordPress.com?
    Por exemplo, eu posso ter integração com o mercado livre, ou qualquer loja virtual sendo essa paga ou não. Gostaria muito de saber sobre isso, obrigado.

  2. Roberto Locatelli

    Grato pelo esclarecimento! Post didáticos e organizados são sempre muito bons!
    Uma observação: acho engraçado que o wp ponto com (que supostamente indica site comercial) seja gratuito e, adicionalmente, não permita anúncios publicitários, enquanto que o wp ponto org (que em geral indica site sem fins lucrativos) seja considerado ideal para projetos mais comerciais e, sim, permite publicidade. Deveria ser o contrário, mas acho que agora não tem mais como mudar! Aqui em S.Paulo temos a estação do metrô Consolação, que fica na Av. Paulista, e a estação Paulista, que fica na rua… Consolação! Da mesma forma, não dá mais para corrigir, pois geraria confusão.

    1. Gustavo Ferreira

      Roberto, boa tarde, como vai?

      Curioso o ponto levantado por você sobre o .com e o .org e os fins comerciais de ambos. Vale lembrar que, apesar de gratuito, o WordPress.com tem fins comerciais. No serviço, vários adicionais podem ser contratados, como a possibilidade de usar um tema próprio no WordPress.com VIP, ou utilizar um domínio próprio por um valor mensal que é pago.

      O contrário com o WordPress.org, da qual não há fins lucrativos. Você simplesmente pode acessar e baixar o CMS para usá-lo da forma que lhe couber. Por mais que seja necessário a contratação de outros serviços (domínio, hosting etc), o sistema é gratuito e de código aberto.

      Obrigado pelo seu comentário. Abraços.

  3. Designerando

    Cara me ajuda, comprei um dominio na registro.br, fui até o WordPress.com e ele me cobrou mais $13 dolares para usar este o meu registro. Agora ele ele pede apara configurar a DNS e agora?

    1. Alex

      Oi, Amanda! Esse passo é simples: você precisa acessar o Registro.br e, nos detalhes do domínio, preencher os campos de “Nameserver” com os dados que o WordPress.com forneceu! Exemplo: ns1.wordpress.com (master), ns2.wordpress.com (slave).

  4. Fausto André

    Olá Gustavo!

    Obrigado pelo texto e informações, foram muito esclarecedoras.
    Há um pequeno erro de digitação no texto, que me deixou confuso por alguns instantes, mas descendo a página consegui idêntificar.
    Na parte em que você descreve o WP.com você fala das vantagens e desvantagens, o titulo “Desvantagens do WordPress.org” deveria ser “Desvantagens do WordPress.COM”.

    1. Gustavo Broisler

      Olá Camila.

      Primeiramente você precisa contratar um serviço de hospedagem de sites para poder alocar o WordPress. Em seguida, você faria a instalação do WordPress neste servidor contratado. Então, poderia migrar o conteúdo do seu site WordPress.com para a nova instalação.

Deixe um comentário

Hospede seu projeto em WordPress com alto desempenho