Hoje vamos conhecer, e para aqueles que já conhecem, compartilhar aqui nossa experiência com o plugin JetPack, desenvolvido e mantido pela Auttomatic, empresa que desenvolve o WordPress.

Em uma tradução ao pé da letra, o nome do plugin seria PacoteJato, o que define perfeitamente sua proposta. Ele é um pacote de outros plugins e funcionalidades para fazer o seu site “decolar”, em todos os sentidos, até mesmo em velocidade de carregamento e economia de uso do servidor, se bem configurado.

Todas as funcionalidades disponíveis hoje (em torno de 30), foram testadas e avaliadas no wordpress.com (veja aqui no blog a diferença entre wordpress.com x wordpress.org) antes de integrarem o core desse plugin. Com isso, podemos esperar que esse plugin melhore a cada versão e com uma qualidade extremamente alta. A comunidade WordPress está próxima e é estratégia dos desenvolvedores do plugin, para avaliar as melhores e mais úteis funcionalidades que o plugin pode receber e oferecer.

Com o JetPack, você pode reduzir o número de plugins e centralizar tudo em apenas um lugar, utilidades como publicação automática em redes sociais, formulário de contato, galeria de fotos, shortcodes, estatísticas e muito mais. E, para não sobrecarregar seu site, você somente ativa as funcionalidades que realmente precisa do Pack e decola.

Conhecendo algumas funcionalidades (em ordem alfabética)

API JSON

Cria a possibilidade de conectar seu site a aplicativos e serviços de forma segura. Os desenvolvedores podem usar autenticação OAuth2 e a REST API do WordPress.com para gerenciar essas conexões.

Assinaturas

Uma coisa fundamental em todo site ou blog que gere conteúdo. Permite que os visitantes do seu site possam assinar e receber notificações por email a cada publicação feita no seu site. Inclusive é possível usar a partir dos comentários, a pessoa marca se ela quer ou não assinar o conteúdo desse site.

CSS Personalizado

Adiciona uma página na sua administração para o usuário editar ou adicionar estilos ao seu tema. Essa funcionalidade tem lá seus pontos fortes e fracos. Um dos pontos fracos é que ele exige um mínimo de conhecimento sobre CSS e deixar isso aberto ao cliente, quando leigo, pode prejudicar quando deveria ajudar. Já o ponto forte é que ele gera revisões das edições que são feitas, como um mini controle de versões. Quando feita uma alteração e for preciso voltar atrás, você tem um histórico com essas alterações e pode voltar a uma etapa anterior.

Carrossel

Aplica em todas as galerias padrão do WordPress um ligthbox com um slider dessa galeria em full width (tela inteira).

Cartões do Gravatar

Essa funcionalidade adiciona um cartão flutuante quando o perfil da pessoa que está sendo exibido possui, uma conta no Gravatar, inclusive nos perfis dos comentários. Nesse cartão é possível visualizar nome, biografia, foto, informações de contato e outros serviços.

Comentários JetPack

Com essa funcionalidade ativa, você consegue ampliar as possibilidades de conexões quando a pessoa fizer um comentário em seu site, oferecendo a ela a opção de fazer login com a conta do WordPress.com, Facebook ou Twitter.

Compartilhar

Aqui você determina as redes sociais que deseja ativar em seu site para as pessoas compartilharem seu conteúdo. A interface de configuração é bem intuitiva e prática.

Curtidas

Com essa opção as pessoas podem “curtir” seus conteúdos com suas contas do WordPress.com, e então isso ficará armazenado em suas contas para que possam rever quando quiserem os conteúdos que elas curtiram.

Custom Content Types

Uma funcionalidade que acabou de sair do forno e veio para facilitar a vida dos desenvolvedores. Ela é muito semelhante (se não igual) aos Custom Post Types. Dentro do JetPack eles chamaram de Custom Content Types, e com isso você consegue criar novos tipos de conteúdos além de posts e páginas. Você pode, por exemplo, criar um portfólio facilmente.

Distribuição Melhorada

O JetPack publica automaticamente os conteúdos adicionados no seu site em serviços de terceiros, fazendo com que os sistemas de buscas indexem seu site com mais facilidade.

Estatísticas

Monitora e exibe relatórios das estatísticas do seu site. É o mesmo usado no WordPress.com. A proposta aqui é exibir os dados em uma interface simples e objetiva.

Formulário de Contato

Adiciona a possibilidade de criar formulários de contato ao seu site. É praticamente um Contact Form 7 que já apresentamos aqui no blog. Você pode criar vários formulários, de acordo com a demanda.

Galerias Lado a Lado

Opção para fazer das galerias nativas do WordPress mosaicos e grids de imagens mais elegantes. Essa é uma funcionalidade que o WordPress deveria adicionar em seu core de forma definitiva, pois ela é mesmo útil e deixa as galerias de imagens muito mais organizadas.

JetPack Login Único

Possibilita que o usuário faça login no site com a conta do WordPress.com.

Links Curtos WP.me

Encurtador de URLs para conteúdos do WordPress.

Markdown

Habilita a escrita de posts e comentários em markdown. Para os aficcionados por digitar de forma rápida e sem tirar as mãos do teclado, essa é uma boa pedida.

Matemática Adorável

Habilita a linguagem de marcação LATEX utilizada para escrever equações matemáticas complexas.

Monitor

Uma funcionalidade para monitorar o seu site e lhe avisar caso o mesmo pare de funcionar por algum motivo. Assim como notifica quando o mesmo volta ao ar.

Notificações

Quem tem um site/blog no WordPress.com já está acostumado com esse item. Ele adiciona na admin bar do seu site uma listagem com as notificações dos sites que você segue.

Omnisearch

Uma busca melhorada para o WordPress – varre posts, páginas, mídias, comentários e muito mais.

Ortografia e Gramática

Adiciona o serviço After the Deadline para melhorar e auxiliar na escrita dos seus conteúdos. Ele oferece possibilidade de configurações para fazê-lo funcionar da melhor forma possível para suas necessidades.

Perfil  Google+

Faça conexões entre seu site e o Google+.

Photon

É aqui onde você pode ganhar significativos segundos no carregamento do seu site, principalmente se trabalha com muitas imagens. É uma CDN própria do WordPress.com, utilizada para entregar seus arquivos de mídia com o melhor posicionamento geográfico, e assim, reduzir as rotas que seu servidor faz atrás desses conteúdos para exibí-los aos usuários. Ele inclusive automaticamente guarda suas imagens em cache para garantir um desempenho ainda melhor.

Posts Relacionados

Uma função útil e que, por mim, deveria ser parte do core do WordPress. A função adiciona sugestões significativas para outros conteúdos ao final de cada post. Muito útil para fazer com que seus usuários permaneçam mais tempo no seu site, oferecendo conteúdos relacionados aos seus interesses.

Publicar por Email

Facilita a configuração para publicar posts via email.

Publicize

Conecta seu site a outros serviços como Facebook, Twitter e então compartilha seus conteúdos assim que eles são publicados em seu site. Cria um resumo, com imagem destacada e link para o seu site, e com isso atrai mais visitas a partir das redes sociais.

Scroll Infinito

Essa é uma feature mais complexa, e não possui suporte a todos os temas, sendo para isso necessário fazer uma configuração. Siga os seguintes passos, caso o JetPack acuse “Seu tema atual não suporta a rolagem infinita”:

// Adiciona o suporte para o #post-content
add_theme_support( ‘infinite-scroll’, array(  
  ‘container’ => ‘post-content’,  
  ‘render’    => ‘my_infinite_scroll_render’,  
  ‘footer’    => false,  
));
// Adiciona novos posts pelo arquivo loop-content.php
function my_infinite_scroll_render() {  
  get_template_part( ‘loop’, ‘content’ );  
}

E com isso, seu loop, que estamos chamando com a inclusão do arquivo loop-content.php deve ter um ID #post-content. Pronto, com isso o JetPack deve aceitar aplicar o recurso em seu tema.

Shortcodes de Mídia

Já vimos aqui no blog o quanto os shortcodes podem nos ajudar, e essa funcionalidade adiciona uma série de shortcodes para imprimir mídias em seus posts/páginas.

Tema para Mobile

Gera um compacto do seu tema para funcionar bem em pequenos dispositivos. Para isso, ele usa elementos como imagem do cabeçalho, background e widgets do seu tema atual.

Verificação do Site

Aplica ferramentas para verificar se você é dono/administra o seu site com outros serviços externos como Google, Bing e Pinterest. A verificação também lhe dá acesso a funções avançadas destes outros serviços (por exemplo, ferramentas para Webmasters).

VideoPress

Possibilita fazer upload de vídeos para o seu site e usá-los em seus posts e páginas.

Visibilidade de Widget

Controla algumas condicionais de onde seu plugin deve ou não aparecer.

Widgets Extras

Uma coleção de widgets para ampliar sua gama de possibilidades ao personalizar suas sidebars. Aqui você vai encontrar widgets como Facebook Like Box, Gravatar Widget e Gallery WIdget.

Evitando excessos

Como já falamos aqui no blog, devemos sempre evitar excessos com a quantidade dos plugins que instalamos em nosso site. O JetPack em certo sentido pode ser um vilão se o seu objetivo for usar apenas duas ou três de suas funcionalidades. Para muitos sites, o JetPack supre praticamente todas as necessidades e nesse caso ele vale muito a pena, por todas as coisas que ele fará por você e pela qualidade de que já falamos.

E mesmo assim, quando ativar o plugin, é interessante visitar suas configurações e desativar o que não precisa, pois por padrão ele vem com uma batelada de funcionalidades pré-ativadas, como mostra a imagem:

Jet Pack tela de configurações

JetPack – tela de configurações

Conclusão

Bom, as funcionalidades são muitas e seus benefícios, também. O JetPack pode lhe ajudar e muito com a administração do seu site. Como falamos no começo, é preciso apenas cuidado para não usar em momentos que um ou dois outros plugins possam resolver. O JetPack é mesmo um pouco mais pesado que os plugins tradicionais, mas é preciso colocar na balança o custo/benefício da ferramenta.

Compartilhem nos comentários suas experiências com o plugin ou outras alternativas!