Como preparar sua loja WooCommerce para a Black Friday e ter um recorde de vendas este ano

Que a Black Friday é o maior evento de vendas do ano, ninguém tem dúvidas… ainda assim, a mesma coisa se repete todos os anos:

– a expectativa dos clientes é enorme
– os lojistas investem em planejamento e anúncios
– no dia do evento, o número de visitantes é enorme e o site começa a ficar extremamente lento ou a cair o tempo todo
– o que era para ser um super evento de vendas vira um enorme prejuízo em tempo e dinheiro, porque ninguém consegue comprar na sua loja

Você já passou por isso? Se sim, eu entendo a sua frustração. Já não bastasse o estado da economia e o turbilhão de coisas acontecendo no mundo… ao menos o seu negócio precisa funcionar bem na Black Friday e vender muito no dia em que todos estão com o cartão em mãos!

A boa notícia é que isso tem solução. Este artigo não é curto nem superficial. Eu vou mostrar o caminho que você deve trilhar para preparar sua loja para a Black Friday e ter seu melhor ano de vendas, então tire um tempo para lê-lo com atenção e comece a transformar seu negócio para melhor – sem desculpas! Vamos lá?

O que você vai aprender neste artigo?

1. A Black Friday não saiu de moda. Pelo contrário!
2. Em um jogo concorrido, só os preparados podem vencer
3. Alguns passos simples para preparar a sua loja
4. Sem tempo ou conhecimento para resolver tudo? Faça isso então

1. A Black Friday não saiu de moda. Pelo contrário!

Muitos lojistas sentem-se desestimulados porque talvez nunca tenham conseguido bons resultados com a Black Friday. Isso talvez os faça pensarem que o evento não tem mais relevância ou só funciona para os grandes. Nada mais equivocado!

Recentemente, topei com um artigo do portal Terra que confirma que o evento está maior do que nunca:

Isso não vale apenas para a comparação 2019-2020. É algo que tem sido observado ano a ano! Segundo o próprio Google, por exemplo, as buscas por “móveis e decoração” aumentaram entre 22% a 51%. Já “alimentos e bebidas” tiveram aumento entre 40% e 23%. Só o termo “cupom” aumentou 30%.

Segundo uma analista do Google, essas buscas não se referem a compras antecipadas (o que seria ruim para a promoção), mas às expectativa crescente para a própria Black Friday. O consumidor está mais cauteloso e quer pesquisar bastante antes de comprar. Isso significa que já está de olho nos preços e espera boas promoções quando o dia chegar.

Qual a consequência disso? Bom… se você não levava o evento a sério, chegou a hora de mudar de ideia. Se você não teve experiências boas no passado, chegou a hora de mudar isso para melhor. O Black Friday não vai desaparecer tão cedo e, levando em conta o estado da economia, o cliente pesquisador e que espera por promoções é o novo padrão no comércio.

2. Em um jogo concorrido, só os preparados podem vencer

Não é segredo que o primeiro passo para a vitória é preparar-se bem. Se você simplesmente esperar o dia do evento chegar e não se preparar adequadamente, não poderá reclamar dos resultados ruins. Black Friday não é só sobre descontos, é sobretudo:

– sobre gerar expectativa
– sobre preparar promoções relevantes
– sobre estar pronto para receber os clientes em seu site para que consigam comprar

Pegue papel e caneta. Vamos conversar a sério, agora, e planejar a sua promoção.

Gerando expectativa

A algumas semanas do evento, comece a falar sobre como a promoção deste ano será incrível. Fale disso para sua lista de e-mails, inclusive de compradores. Crie uma captura de e-mails na sua loja exclusivamente para promoções de Black Friday. Diga que os que se inscreverem saberão antes de todos das promoções exclusivas.

Nas plataformas de anúncios, já prepare as campanhas que rodarão alguns dias antes e durante o evento. Não deixe para fazer isso em cima da hora. Você já pode preparar tudo e agendar a exibição para a data correta. Para os dias anteriores, continue gerando expectativa sobre como o evento será incrível. Você pode enviar esses visitantes para um cadastro por e-mail.

Alguns dias antes, comunique-se intensamente com sua base de contatos. Lembre-se que todo mundo fará promoções neste dia, então você precisa ser lembrado pelo seu cliente para que ele visite sua loja quando chegar o momento. Nem pense em só aparecer no dia da Black Friday! Esteja presente e seja memorável.

Prepare promoções relevantes

Existe uma tentação no varejo, que é a de usar grandes eventos de vendas para desencalhar estoque. Que oportunidade perdida! A Black Friday é o momento para realmente surpreender e encantar o seu cliente, não para realizar só os interesses do lojista.

Leia isso com atenção: o seu cliente tem um faro para bobagens. Ele sabe comparar preços, sabe quanto as coisas custavam e se o desconto é de verdade ou não. O desconfiômetro está mais afiado do que nunca. Jamais, jamais tente enrolar seu cliente com descontos artificiais (o famoso “metade do dobro”) ou com promoções apenas em produtos que ninguém compra normalmente.

Seu cliente quer o ouro, a estrela da sua loja. Faça uma seleção de produtos realmente bons, cobiçados, e ofereça um desconto que valha a pena para você e para eles. Poucos lojistas sabem fazer isso, mas quem faz, fatura alto. Os clientes vão notar que a coisa é de verdade, vão divulgar a oportunidade organicamente para os próprios amigos, vão comprar… e a campanha será um enorme sucesso.

Ao fazer promoções interessantes – de produtos que as pessoas queiram – e respeitar o cliente, você torna a concorrência irrelevante. Você se retira da briga, porque seu cliente elegeu você. Uma estratégia extremamente simples, mas que ninguém parece entender ainda (quer dizer, as super lojas entendem muito bem disso!).

Esteja pronto para receber os clientes em seu site, para que consigam realmente comprar

É agora que o caldo entorna. É intrigante: o empresário abre uma loja virtual e se preocupa com tudo, menos com o site em si! Não me canso de ficar surpreso com a enorme quantidade de lojas lentas e que funcionam mal na Internet.

Em um comércio de rua, a escolha do lugar e o projeto da loja são importantes. Ninguém levanta dúvida sobre isso! Escolhe-se logo o lugar com bom movimento, cuida-se da decoração interna… cria-se, enfim, um ambiente agradável e propício para a compra. Por que a maioria não pensa assim quando se trata de uma loja virtual?

Um dia desses, me surpreendi ao ler que, segundo analistas, cerca de 30% de todos os formulários de contato da Internet não funcionam. Simplesmente não funcionam! E a maioria dos proprietários dos sites nem se dá conta disso. No caso de lojas, quantos são os casos em que o cliente não consegue adicionar o produto no carrinho ou finalizar corretamente a compra e, com isso, sai do site para nunca mais voltar? Veja, era um cliente que estava comprando, com o cartão na mão. Teve dificuldades, saiu da loja e nunca mais voltou. Perdido para sempre.

A grande lição é: uma loja virtual é um negócio como qualquer outro. Você precisa investir na localidade, no “ponto” virtual. Tudo precisa funcionar bem. Mais importante: tudo precisa ser rápido, porque o seu cliente detesta esperar. Entre no Submarino e navegue por lá. Quantos segundos as páginas levam para abrir? Na maioria das vezes, nem 1 segundo sequer.

Você precisa de uma loja virtual rápida o ano todo, e sobretudo uma loja que “aguente o tranco” na Black Friday, quando o número de visitantes simultâneos vai sempre ser maior que o normal. Vamos falar disso na próxima sessão.

3. Alguns passos simples para preparar a sua loja para a Black Friday

Eu preciso ser franco com você: a partir de agora, vou mostrar alguns passos para preparar a sua loja WooCommerce para o “tranco” da Black Friday. Só que eu sei que a maioria não vai se dar ao trabalho de colocar isso em prática. Muitos vão chegar até aqui e, diante da tarefa um pouquinho mais difícil, vão fechar este artigo e nunca mais voltarão. Que oportunidade perdida! Não seja esse tipo de empresário.

Quando nós criamos o Woonderful, a primeira (e única) plataforma de hospedagem WooCommerce do Brasil, nos colocamos a meta de ajudar ao maior número possível de empresários a terem lojas incríveis e rápidas. É um conceito revolucionário, porque os especialistas fazem todas essas otimizações (e muitas outras ainda!) já durante a migração da loja. É como mudar da noite para o dia, tamanha a diferença.

Vamos ver, então, algumas das mudanças que você (ou seu programador) pode fazer ainda hoje para deixar sua loja em ótimo estado e pronta para a Black Friday (e também para um ano todo de boas vendas, claro).

Eu imploro, considere mudar de hospedagem!

Não importa quantas otimizações e truques você fizer: se a hospedagem for ruim, você ainda será a tartaruga da vizinhança. Simples assim.

É realmente chocante ver empresários que não querem investir em infraestrutura mas, ao mesmo tempo, reclamam de uma loja lenta e de resultados de vendas péssimos. Adivinha só… essas coisas estão ligadas! Existe um estudo clássico que mostra que 25% dos seus visitantes abandonam seu site se ele leva mais de 4 segundos para abrir. E mais: a cada 1 segundo extra, sua taxa de conversão cai em 7%.

Quer mais? 79% dos compradores de um site lento nunca mais voltam e 44% deles contam essa experiência ruim para um amigo.

Para ficar mais simples: de cada 100 compradores, apenas 21 vão sequer considerar comprar de você de novo e 44 vão falar mal de você para outras pessoas.

Talvez a sua própria loja seja o pior cartão de visitas dela mesma. Que situação terrível! Você com certeza tem um bom produto, está se esforçando para tudo dar certo… mas a própria loja espanta os clientes. Uma verdadeira barbárie.

Por favor, mude de hospedagem. Repita para si mesmo: “hospedagem de R$9,90 não aguenta loja virtual”. Você precisa investir de verdade, ou então só vai perder tempo. É claro que eu gostaria muito que você trouxesse a sua loja para o Woonderful – não só porque é a nossa própria solução, mas porque é de longe a melhor. Sem comparação. E eu conheço todas as alternativas… mas, seja como for, com a nossa solução ou não, tire um tempo e escolha um serviço de hospedagem feito para WooCommerce e que esteja preparado para receber seus clientes de um modo rápido e eficiente, mesmo na Black Friday.

Loja lenta ou fora do ar não vende. Não vá perder tempo: deixe a casa em ordem e esteja pronto para receber o enorme fluxo de pessoas.

Faça um teste de carga para descobrir os problemas

Em nossa ampla experiência com sites de alto tráfego, sabemos que certos problemas não aparecem até que o site comece a ficar mais movimentado. Tudo funciona bem no dia a dia, até que o número de visitantes aumenta e aquele plugin passa a não funcionar como deveria ou a consumir todos os recursos de CPU e RAM de uma vez só.

Como saber? Bom, antecipando-se. Há vários métodos para descobrir se o seu site está pronto para isso – o mais fácil é o teste de carga (load testing). Há várias ferramentas que fazem isso. Você simplesmente coloca o endereço da loja e a ferramenta “gera” centenas ou milhares de visitantes que simulam um pico de visitas. Como a loja se comporta durante esse experimento? Ela fica mais lenta? Ainda é possível adicionar produtos no carrinho e finalizar a compra?

Esse tipo de teste também permite que alguém experiente possa ver os logs de erros do servidor e descobrir quais são os gargalos que estão atrapalhando o desempenho do site.

É o tipo de teste que pode ser feito com antecedência e revela problemas que podem ser resolvidos antes que se tornem uma dor de cabeça.

Ferramenta sugerida: https://loadimpact.com

É importante que você coordene esse teste com a sua hospedagem. Caso contrário, o teste pode ser interpretado como um ataque ao seu site e barrado completamente. Não faça testes de carga sem avisar antes. Algumas hospedagens mais simples inclusive proíbem isso especificamente e punem o cliente.

O que olhar quando fizer os testes de carga?

Você (ou seu programador) deve ficar atento e observar os seguintes após cada teste:

  • No backend, logs de sistema (logs de erro, logs específicos do WordPress, etc)
  • Código frontend e impacto na renderização do site no navegador (CSS, JS, HTML)
  • Ordem de carregamento dos scripts (análise cascata)
  • Impacto de plugins durante o influxo maior de visitantes (quais? a desativação ou substituição resolvem?)
  • Há dependências desnecessárias ou que precisem ser otimizadas?
  • Há plugins ou tema desatualizados e com bugs conhecidos? Vulnerabilidades de segurança?
  • Certas funções que dependem de serviços externos vão funcionar muito mal na Black Friday. Exemplo: cálculo de frete! Ao invés de calcular frete para cada cliente e atrasar muito o carrinho, ofereça um preço fixo ou frete grátis, simplesmente

Configure cache de página que respeite o WooCommerce

Você já deve ter ouvido falar de cache, e talvez até use algum plugin para isso no WordPress. O cache é importante para que o Woo não precise processar sempre as mesmas informações estáticas quando um visitante novo entra na loja. Só que precisa ser feito do jeito certo!

Se você tiver um cache configurado incorretamente, seu visitante não vai conseguir adicionar produtos no carrinho (que vai aparecer sempre vazio) ou finalizar a compra. Se ignorar completamente o cache, a loja pode cair facilmente com algumas pessoas online ao mesmo tempo.

Use um bom plugin de cache que leve isso em consideração. Nós usamos sempre o WP Rocket, que é sem dúvidas o melhor do mercado. Ele sabe lidar com páginas de produto, carrinho e finalização de compra do jeito certo.

Prepare o banco de dados para o Dia D

O WooCommerce é um aplicativo extremamente dinâmico. Isso quer dizer que toda operação que um visitante faz – ver produtos, adicionar ao carrinho, calcular frete, finalizar compra, fazer cadastro – geram uma carga direta no site. Quando um ou outro visitante estão usando o site, isso não é um problema. Mas multiplique isso por centenas de visitantes e você terá uma enorme dor de cabeça!

É importante se preparar para isso. Quando migramos um site, a primeira coisa que fazemos é analisar a estrutura do banco de dados e ver como podemos otimizá-la. Um problema bastante comum é o uso de estruturas obsoletas nas tabelas, como o MyISAM. Se o seu site tem alguns anos de existência, provavelmente o WordPress já foi instalado com essa estrutura antiga e ficou assim até hoje. Sem precisar entrar em detalhes técnicos, o problema disso é que essa estrutura com MyISAM não ajuda sua loja a receber muitos visitantes simultaneamente e torna tudo extremamente lento.

A vantagem é que isso é relativamente fácil de resolver. Primeiro, e sempre, faça um backup do seu site! Feito isso, vá ao gerenciador de banco de dados (por exemplo, o phpMyAdmin) e procure por isso:

Note que, no caso acima, todas as tabelas são do tipo MyISAM. Para ter um site mais rápido e escalável, você quer que elas sejam do tipo “InnoDB”. Clique no nome da tabela e, em seguida, vá ao menu “Operations” Em Table Options, vá em Storage Engine e mude para InnoDB. Clique em “Go” para processar. Pronto! Agora é só repetir a operação nas demais tabelas até que todas sejam InnoDB.

Você vai notar que a loja vai ficar mais rápida imediatamente. Ela também vai ser mais escalável. Se você não se sente confortável para fazer esse tipo de mudança, peça-a ao seu programador (nós fazemos isso para nossos clientes por padrão, sem custo adicional).

Otimizações extras no banco de dados

Agora que as tabelas do banco de dados estão usando o tipo mais eficiente (InnoDB), vamos fazer algumas outras operações simples e que podem ajudar muito.

Importante: as operações a seguir são extremamente pesadas para o seu site. Só as execute em horário sem tráfego ou com tráfego mínimo. Essas operações podem levar bastante tempo e deixar o site inoperável por vários minutos.

A primeira operação que você experimentar é a “analyze table”. Basicamente, essa operação refaz os índices das tabelas, que aceleram a busca por informações quando o banco de dados é lido. Com o tempo, esses índices ficam ineficientes. Na visão das tabelas, selecione-as todas e, no menu inferior, escolha “Analyze table” e confirme. Isso pode levar alguns minutos. O resultado será um banco de dados mais eficiente!

A segunda operação é menos recomendada, porque realmente vai “travar” tudo por alguns bons minutos. Trata-se do “Optimize tables”, que basicamente vai reconstruir o banco de dados todo. O resultado é uma boa reorganização das informações e uma medição precisa do tamanho de cada tabela. De novo: faça isso em um horário de pouquíssimo movimento, e com bastante antecedência do evento promocional – e depois de ter feito backup, é claro, como recomendei mais acima.

Procure por plugins ineficientes e que estejam travando o desempenho

Agora é hora de ir fundo nos logs de erros do seu site. Talvez você queira a ajuda de um programador para esta parte, porque pode se tornar extremamente técnica.

Basicamente, você quer encontrar bugs e erros recorrentes do tema e dos plugins. Depois, experimente desativar os plugins em questão ou substituí-los por alternativas mais leves. Lembre-se: quando o volume de visitas aumenta, novos problemas aparecem. Você quer se antecipar a isso!

4. Sem tempo ou conhecimento para resolver tudo? Faça isso então

Eu sei: essa parte mais técnica assusta um pouco. Ao mesmo tempo, como o Jono Alderson, fundador da Yoast, diz, “não existe mágica: estamos em uma jornada de 1000 otimizações”. Otimizar o WooCommerce para ótimo desempenho é algo trabalhoso, exige conhecimento e tempo.

Se você não tem todo o conhecimento necessário nem tempo para se aventurar nisso (é o caso da maioria dos pequenos e médios empresários), talvez queira deixar a tarefa para um especialista.

Quando criamos o Woonderful, a primeira hospedagem específica para WooCommerce no Brasil, queríamos oferecer um serviço completo de hospedagem e otimização muito acima da média. A ideia era assumir essa “jornada de 1000 otimizações” para nossos clientes, enquanto eles cuidavam do crescimento de suas lojas. A ideia funcionou tão bem que não existe nada parecido com isso no Brasil até hoje.

Nós sempre soubemos disso: não importa o quanto você trabalhe para tornar sua loja mais rápida, a velocidade do WooCommerce vai sempre estar limitada à velocidade da sua hospedagem. Assim, para ter os resultados que quer, você precisa usar a hospedagem mais rápida que conseguir. Nossa plataforma provou ser a mais rápida, e continuamos a melhorá-la a cada dia para garantir que o WooCommerce seja sempre mais rápido quando está na BlogLite.

Nossa plataforma foi feita para brilhar em períodos super movimentados, como o Black Friday. Milhares de compras simultâneas não são um problema para nós. Se você quer ver sua loja ter o desempenho que nunca teve antes, chegou a hora de experimentar o diferencial da BlogLite.

Como condição especial para o período preparatório para a Black Friday, estamos oferecendo um teste gratuito de 24h na BlogLite. Nós vamos migrar sua loja para um endereço temporário e você poderá comparar o desempenho com sua hospedagem atual. Sem compromisso.

Clique aqui para falar com um especialista por WhatsApp e experimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *