O WordPress já move 30% de toda a web e esse número continua crescendo dia a dia. Dentre os gerenciadores de conteúdo, a plataforma representa acima de 60% dos sites. O segundo colocado na lista, Joomla, é responsável por apenas 3,1% de todos os sites – quase 10x menos que o campeão.

Mesmo com essa posição de liderança e ampla preferência, o WordPress ainda é vítima de uma série de mitos que simplesmente não desaparecem, mesmo sendo por vezes completos absurdos. Neste artigo, vamos rever 5 mitos sobre o gerenciador de conteúdo mais popular da Internet.

1. WordPress só serve para blogs

Este é um mito que tem suas justificativas, já que o WordPress sempre foi muito popular e competente neste campo, sem sombra de dúvidas. Ainda assim, blogs são apenas uma pequena parcela daquilo que o WordPress pode fazer.

Com o passar dos anos, desde sua criação em 2005, desenvolvedores de todo o mundo ajudaram a expandir as funcionalidades da plataforma, de modo que se tornou uma popular ferramenta para construir sites de qualquer tipo – desde institucionais a aplicações complexas, lojas virtuais, ferramentas de aprendizado à distância, etc. Basta imaginar, e a ideia pode ser implementada de alguma forma usando temas e plugins.

 

2. O WordPress é voltado apenas para pequenos negócios

Isso tem caído por terra nos últimos anos. O WordPress é, mais de uma década depois de ser lançado, uma ferramenta sólida para negócios de qualquer tamanho.

Prova disso são os projetos de grande porte construídos em WP. Alguns dos grandes nomes que confiam e usam o WordPress em peso são a Ford, a CNN, o New York Times e muitas outras marcas.

Nós inclusive já falamos sobre grandes sites que usam WordPress em um post.

 

3. O WordPress não serve para uso comercial

Essa é uma confusão comum: ao descobrirem que o WordPress é um software open source, gratuito para instalar, muitas pessoas acreditam que não seja apropriado para projetos comerciais.

Nada mais equivocado! De fato, a preferência pelo WordPress para construir uma loja virtual é soberana. Os dados mais recentes mostram que há quase 2 milhões de lojas que usam o WooCommerce, popular plugin de e-commerce para WordPress.

Isso torna o WordPress a maior plataforma de comércio eletrônico do planeta. Apenas para comparar, o Shopify, que é uma plataforma comercial (e paga) de e-commerce conta com apenas 369 mil lojas. Isso quer dizer que o número de lojas construídas com WordPress é 6 vezes maior que a solução comercial mais conhecida – uma diferença avassaladora.

 

4. Por ser open source, quem usa WordPress não tem suporte

Essa impressão também nasce da natureza open source da plataforma. É comum que as pessoas pensem: se o WordPress é um software de código aberto, a quem vou recorrer caso tenha problemas?

Apesar de a plataforma não ser desenvolvida por uma única empresa e não ter suporte oficial, isso não quer dizer necessariamente que o usuário vai ficar sem suporte de forma geral.

Há vários modos de conseguir ajuda: nos fóruns oficiais, na documentação oficial (conhecida como Codex), junto aos desenvolvedores de temas e plugins que você usa, etc.

Se você usa uma hospedagem específica para WordPress, então pode contar com um suporte especializado na plataforma e que está sempre pronto para ajudar.

 

5. O WordPress é lento e não é apropriado para sites muito visitados

Este é um dos mitos mais comuns, e não surpreende por que: a maioria dos usuários experiencia mesmo um WordPress lento e cheio de problemas porque a hospedagem usada não ajuda muito.

A realidade é bem diferente: não é o WordPress que é lento, é a sua hospedagem que não dá conta. Simples assim.

Em nosso trabalho diário com WordPress de alto desempenho, por exemplo, vemos com nossos próprios olhos que a plataforma pode ser 10x mais rápida quando está hospedada no ambiente certo (nós inclusive documentamos alguns desses casos aqui).

Esses são alguns dos mitos mais comuns envolvendo o WordPress. Você conhece outros? Deixe seu comentário aqui!

Novo! Experimente a BlogLite, grátis

Nossa equipe migra seu site para um endereço temporário em nossa plataforma e você pode comparar a BlogLite com sua hospedagem atual. Simples assim, sem custo, sem compromisso. Não precisa inserir cartão.
Você merece ainda mais.

Você merece ainda mais.

Receba nossa newsletter e aprenda a deixar seu WordPress mais rápido, a conquistar mais visitantes, vender mais e fazer seu negócio crescer. Apenas conteúdo de alta qualidade.

Pronto, você agora faz parte da nossa comunidade e receberá as newsletters :)