Agora é definitivo: sites sem SSL serão considerados “não seguros” pelo Chrome

Um post recente no blog de segurança do Google deixou claro aquilo que já vinha sendo de certo modo previsto há alguns meses: o navegador Chrome passará a considerar qualquer site que não use criptografia HTTPS como inseguro.

Recentemente, todos os sites que submetem informação textual (como logins, formulários, etc) sem criptografia já estavam gerando o aviso de “não seguro” no navegador; a partir de Julho de 2018, esse aviso passará a ser exibido simplesmente se o visitante acessar um site em HTTP, como mostra a imagem publicada no blog oficial:

Tratamento dado pelo Chrome para sites que não usam certificado de segurança: aviso de “não seguro” passará a ser universal

Segundo o Google, os desenvolvedores têm feito grande progresso em direção a uma web mais segura. Desde o último ano, os dados são animadores:

  • Mais de 68% do tráfego do Chrome, tanto no Android quanto no Windows, estão protegidos
  • Mais de 78% do tráfego no Chrome OS e no Mac estão protegidos
  • 81 dos 100 principais sites da web usam HTTPS por padrão

A batalha contra o tráfego inseguro agora ganha novas proporções. Segundo a Net Marketshare, o Chrome é usado por nada menos que 61% dos usuários. Com isso, ao marcar como “não seguros” os sites sem HTTPS, o navegador na prática faz com que os usuários não confiem mais em sites que não usam o protocolo de segurança.

Como cereja do bolo, segundo vários especialistas, o Google já está penalizando sites sem HTTPS nos resultados de busca. Isso quer dizer que, com o tempo, sites considerados inseguros serão completamente ignorados pelo maior buscador da Internet. Isso, somado à desconfiança dos usuários que verão o alarmante aviso no Chrome, fará com que sites sem o famoso “cadeado” sejam completamente esquecidos e desapareçam da Internet.

Se o seu site ainda não usa um certificado de segurança SSL, é crucial resolver isso o mais rápido possível. Como você pode ver, daqui a alguns meses os seus visitantes vão exigir que seu site seja considerado seguro pelo navegador – mesmo que não seja um comércio eletrônico ou lide com informações pessoais.

Várias empresas vendem certificados SSL, com preços variando entre R$223,99/ano e R$479,99/ano, a depender da categoria.

Se o seu site está hospedado na BlogLite, você não tem com o que se preocupar (e nem precisa gastar) – todos os planos incluem certificado SSL gratuitamente. É a nossa forma de fazer parte dessa iniciativa global por uma Internet mais segura – um site de cada vez!

 

 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *